???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3197
Tipo do documento: Dissertação
Título: IMAGENS E DEVANEIOS NA POESIA E NA PINTURA: Helvécio Goulart e suas relações com o surrealismo.
Autor: Soares, Luane Rosa 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Rabelo, Sebastião Augusto
Segundo membro da banca: Machado, Lacy Guaraciaba
Resumo: Neste trabalho, realizou-se uma pesquisa abordando a lírica de Helvécio Goulart em comparação com algumas obras da pintura surrealista. Primeiramente, abordaramse os aspectos fundamentais do imaginário na obra literária e na pintura a partir dos pressupostos de Gilbert Durant, utilizando como suporte teórico a sua obra A Imaginação Simbólica, objetivando sistematizar seus principais conceitos, aplicandoos aos poemas de Goulart. Em seguida, tomaram-se as reflexões de Gastón Bachelard acerca do devaneio, associando tais teorias aos poemas selecionados de Goulart, nos quais as imagens poéticas estão presentes e nos despertam para esses devaneios bachelardianos. Por último, partiu-se do pensamento de Leonardo da Vinci que traduz a relação que se busca neste trabalho: "A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê". Com essa aproximação, fecha-se este trabalho, apontando algumas formas possíveis, observadas em poemas e telas analisados, de como a poesia e a pintura podem se aproximar por meio de suas linguagens, de seus temas ou de suas configurações estéticas.
Abstract: This research conducted a study addressing the lyrical Helvécio Goulart compared to some works of surrealist painting. First, we address the fundamental aspects of imagery in literary work and painting from the assumptions of Gilbert Durant, using theoretically supported by his The Symbolic Imagination, aiming to systematize its main concepts, applying them to the poems of Goulart. Then, take the reflections of Gaston Bachelard on reverie, associating these theories to selected Goulart poems, in which poetic images are presented and awaken us to these daydreams of Bachelard. Finally, it started moving to a thinking of Leonardo da Vinci, which reflects the relationship we seek in this paper: "Painting is a poetry that is seen rather than felt, and poetry is a painting that is felt rather than seen". With this approach, this work is closed, pointing out some possible ways observed in poems and paintings analyzed, observing how poetry and painting can approach through its languages, its themes or its aesthetic settings.
Palavras-chave: Aproximações
Helvécio Goulart
Pintura
Poesia
Surrealismo
Approachs
Helvécio Goulart
Painting
Poetry
Surrealism
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: SOARES, Luane Rosa. IMAGENS E DEVANEIOS NA POESIA E NA PINTURA: Helvécio Goulart e suas relações com o surrealismo.. 2014. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3197
Data de defesa: 14-Mar-2014
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANE ROSA SOARES.PDF746,34 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.