Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3198
Tipo do documento: Dissertação
Título: DRUMMOND: O POETA QUE ESPIA EXPIANDO.
Autor: Carneiro, Euripedes Leoncio 
Primeiro orientador: Lima, Maria de Fátima Gonçalves
Primeiro membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Segundo membro da banca: Nascimento, Maria Teresinha Martins do
Resumo: O texto poético de Carlos Drummond de Andrade é revelador do tema espiaexpiando, demonstração da verdade poética por si mesma, num prisma dialéticoesteticista, com um método e reflexões dedutivas ao consubstanciar os procedimentos metafísicos, filosóficos, poéticos, nos quais o próprio autor é tema e objeto, e a sua obra, uma verdadeira antropologia drummoniana. O objetivo principal, neste trabalho é a tentativa de demonstrar que o eu lírico do poeta encontra-se em estado de expiação, sofrimento, por ter espiado, olhado o mundo exterior, vivendo um estado de desassossego, no tempo e no espaço, o que possibilitará como alívio desse estado de desencanto, o retorno - memorialismo poético ao ponto de partida, Itabira que desde o primeiro poema, publicado em 1930, no livro Alguma Poesia é retomada na lembrança como fonte de amabilidade preservada metaforicamente, comportando assim, como o filho pródigo da poesia brasileira. O contato com o texto poético drummondiano surpreende e prende quem o busca, não somente pelo prazer estético, mas pela aguda reflexão que toma o leitor e o faz partícipe desse drama existencial a se libertar na poesia, se alimentar da transcendência, das metáforas. O objeto é a palavra corporificada no poema, como verbo salvador. Toma-se como suporte para esta pesquisa, as reflexões de pensadores e críticos literários como Michel Foucault, Octavio Paz, Gaston Bachelard, Gilberto Mendonça Teles, Affonso Romano de Sant Anna, entre outros. Enfocar o embate da alma prisioneira, impotente diante da realidade que a ameaça, mas que se revela no poema, transformando-o em arma libertária, solidária, possibilitando o recolher-se para as fontes da emoção, que é maior que o estágio de sofrimento, para a magia, encantamento da arte e da linguagem que salva como água purificadora vinda do eu lírico, da transcendência metafórica para outra realidade povoada pelo reino das palavras que passa a ser o carisma do poeta.
Abstract: Carlos Drummond de Andrade s poetic work prompts the theme of spyexpiating (espia-expiando, in the Portuguese original), a demonstration of poetic truth in and of itself, through a dialectic-aesthetic prism, with deductive method and reflections, amassing the metaphysical, philosophical and poetical processes wherein the very author is both theme and object, and his work is a true Drummondian anthropology. The main goal of this paper is an attempt at demonstrating that the poet s lyrical self is in an expiatory state, in suffering for having spied, contemplated the outside world, living in a state of unrest in time and space, which allows for the relief of this state of disenchantment, the return poetic memorialism to the beginning, Itabira, which has been remembered, since the first poem in 1930 published in the book Alguma Poesia (Some Poetry, in literal translation) , as a lovely place, metaphorically preserved, thus behaving as the prodigal son of Brazilian poetry. The contact with Drummondian poetry surprises and captivates those who seek it, not only for the aesthetic pleasure, but also for the acute reflection which takes readers and makes them participants in this existential drama, to free them through poetry so they can bask in transcendence, in metaphors. The object is the word embodied in the poem, the saving Word. This research is based on the reflections of thinkers and literary critics such as Michel Foucault, Octavio Paz, Gaston Bachelard, Gilberto Mendonça Teles, Affonso Romano de Sant Anna, among others. The focus on the struggle of the imprisoned soul, impotent before the reality that threatens it, but which reveals itself in the poem, making the latter a freeing, solidary weapon, enabling withdrawal into the sources of emotion, which is larger than the stage of suffering; into the magic, the charm of art and language, as the all-saving, purifying water that flows from the lyrical self. All of this is ultimately combined into the charisma of the poet.
Palavras-chave: Poesia
Drummond
Palavra
Espia-espiando
Tempo
Espaço
Retorno
Poetry
Drummond
Word
Spy-expiating
Time
Space
Return
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: CARNEIRO, Euripedes Leoncio. DRUMMOND: O POETA QUE ESPIA EXPIANDO.. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3198
Data de defesa: 26-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EURIPEDES LEONCIO CARNEIRO.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.