Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeiga, Robson Luiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8846844073889076por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1LattesMaria Aparecida Rodriguespor
dc.contributor.referee1Ventura, Susana Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828608150600836por
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Teresinha Martins do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:06:58Z-
dc.date.available2014-05-16-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.identifier.citationVEIGA, Robson Luiz. UM CERCO DE LISBOA ESTETICAMENTE CONSTRUÍDO ENTRE DOIS TEMPOS E DUAS ESTAÇÕES.. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3201-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar uma análise literária do romance História do cerco de Lisboa do escritor português José Saramago, publicado em 1989, apresentando-o como uma metaficção historiográfica, termo cunhado pela crítica canadense Linda Hutcheon, após diferenciar as produções contemporâneas em relação ao romance histórico tradicional, este, proposto pelo húngaro Georg Lukacs. Além desta proposição, será tratado neste trabalho o dialogismo que permeia esta escritura, seja o cruzamento entre textos em forma de intertextualidade, tendo por referência a crítica de Julia Kristeva, esta, como leitora do teórico russo Mikhail Bakhtin; seja pelo diálogo interlocutivo, na qual o leitor, ao acompanhar o trabalho estético, convive seus olhares entre dois tempos, cuja fundamentação é atravessada pelos pressupostos dos teóricos pertinentes à Escola de Constança, Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Por último, ao analisar os limiares entre o discurso histórico em cruzamento com o discurso literário, a fundamentação será baseada de acordo as postulações dos historiadores da Nova História, cuja semelhança é retratada na obra pela voz do personagem protagonista, o revisor Raimundo Benvindo Silva, sobretudo, em relação ao seu discurso crítico que encara a historiografia, como literatura, principalmente por ser narrativa e construída em forma de textos.por
dc.description.abstractThis paper aims to present a literary analysis of the novel History of the Siege of Lisbon the Portuguese writer José Saramago, published in 1989, describing it as a historiographic metafiction, a term coined by critics Canadian Linda Hutcheon, after differentiating the contemporary productions in relation to traditional historical novel, this proposed by the Hungarian Georg Lukacs. Besides this proposition, will be treated in this work dialogism that permeates this writing, is the intersection between texts in the form of intertextuality, with reference to the criticism of Julia Kristeva, this, as a reader of the Russian theorist Mikhail Bakhtin; is the intersection between texts in the form of intertextuality, with reference to the criticism of Julia Kristeva, this, as a reader of the Russian theorist Mikhail Bakhtin, dialogue is at interlocutory, in which the reader to follow the aesthetic work, their gazes between two lives time, whose foundation is crossed by the relevant theoretical assumptions to School Constance, Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser. Finally, to analyze the thresholds between the historical discourse crossed with literary discourse, the reasons will be based according the postulations of historians of New History, whose likeness is portrayed in the work by the voice of the main character, the reviewer Welcome Raimundo Silva, especially in relation to its critical discourse that sees history as literature, mostly narrative and be built in the form of texts.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:06:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROBSON LUIZ VEIGA.pdf: 1026452 bytes, checksum: 41fede32f75ddf03d70a245d214b33be (MD5) Previous issue date: 2013-11-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9479/ROBSON%20LUIZ%20VEIGA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programLiteratura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetaficção Historiográficapor
dc.subjectJosé Saramagopor
dc.subjectHistória do Cerco de Lisboapor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectNova Históriapor
dc.subjectEstética da Recepçãopor
dc.subjectreceptioneng
dc.subjecteffecteng
dc.subjectaestheticseng
dc.subjectreadereng
dc.subjecttexteng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleUM CERCO DE LISBOA ESTETICAMENTE CONSTRUÍDO ENTRE DOIS TEMPOS E DUAS ESTAÇÕES.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBSON LUIZ VEIGA.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.