Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3204
Tipo do documento: Dissertação
Título: O NEONATURALISMO DE RUBEM FONSECA.
Autor: Ferreira, Istela Regina 
Primeiro orientador: Assumpção, Albertina Vicentini
Primeiro membro da banca: Godoy, Heleno Godói de Sousa Ou Heleno
Segundo membro da banca: Carvalho, Maria Luiza Ferreira Laboissière de
Resumo: A dissertação intitulada como O neonaturalismo em Rubem Fonseca tem como objetivo mostrar ao leitor como Rubem Fonseca continuou o viés do naturalismo do século XIX até o neonaturalismo contemporâneo, apresentando em suas obras os temas da violência, da loucura, do desvalimento social, através do conceito de literatura brutalista de Alfredo Bosi. O estudo procura ainda mostrar a produção literária do autor tendo como ponto de partida o panorama da cultura brasileira da década de 1970, até os dias atuais. Outro fato relevante é que da década de 60 e 70, sua obra demonstra um experimentalismo que é substituído posteriormente, nos anos 80 e 90, por um neonaturalismo mais cru, que se concentra em relatos violentos, denúncias usando uma linguagem irônica que criticam a sociedade brasileira, mostrando a urbanização das cidades grandes brasileiras, a ditadura militar, as explorações sociais, a burguesia indiferente. A linguagem seca do autor, de frases curtas e incisivas, abre um novo tipo de narrativa na literatura contemporânea e retrata bem a vida urbana, suscitando questionamentos acerca da presença da angústia nessa vida, através de personagens que incorporam o momento histórico como referência. A violência urbana é um dos temas mais explorados na obra de Rubem Fonseca, como parte do cotidiano de nosso país. Para exemplificar a trajetória do autor durante esse período de transição do naturalismo até neonaturalismo usou-se alguns contos retirados do livro 64 contos de Rubem Fonseca de Tomás Eloy Martinez.
Palavras-chave: literatura brasileira
neonaturalismo
Rubem Fonseca e contos
Brazilian literature
neo naturalism
Rubem Fonseca and short stories
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: FERREIRA, Istela Regina. O NEONATURALISMO DE RUBEM FONSECA.. 2009. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3204
Data de defesa: 27-Nov-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISTELA REGINA FERREIRA.pdf446,76 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.