Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3209
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | DA IDEALIZAÇÃO À (DES)SUBSTANCIALIZAÇÃO DO SER DA MULHER NAS OBRAS: ORGULHO E PRECONCEITO, DE JANE AUSTEN E A PAIXÃO SEGUNDO G. H., DE CLARICE LISPECTOR. |
Autor: | Inácio, Marcia Graciano Madureira |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Maria Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, José Alcides |
Segundo membro da banca: | Lima, Maria de Fatima Gonçalves |
Resumo: | Esta dissertação pretendeu estudar dois grandes romances: Orgulho e preconceito, de Jane Austen e A paixão segundo G. H., de Clarice Lispector, pondo em relevo a construção e a desconstrução do ser da figura feminina na literatura. Em Orgulho e preconceito, observou-se que a figura da mulher foi construída a partir de uma visão romântica. A figura feminina surgiu como discurso do outro, fruto da idealização de uma sociedade com bases no controle dos homens sobre as mulheres. As relações possessivas dentro da família e da sociedade mostraram-se provenientes da religião e do modelo patriarcal, veículos legitimadores que contribuíram para a formação da identidade feminina no século XVIII. A figura feminina, consciente de seu papel social, discute, por meio da narrativa, os temas relacionados ao matrimônio e às funções destinadas à mulher, questionando o engessamento social que nega a subjetividade feminina. Em A paixão segundo G. H., observou-se uma visão moderna da linguagem, com traços do pós-modernismo. Finalmente, pretendeu-se estabelecer um diálogo entre os dois romances, na busca de paralelos que comprovassem que a mulher, construída em Orgulho e preconceito, passou por um processo de desconstrução, configurado na personagem G. H., na obra de Clarice Lispector. Isso se deu, por meio de uma desconstrução discursiva e do processo de (des)substancialização da personagem feminina que, ao tomar consciência do condicionamento social sobre sua identidade, passou a se desconstruir. A forte presença do monólogo interior fez a narração deslanchar para o fluxo da consciência, em que a personagem foi sendo desconstruída e perdendo sua forma humana, na busca da compreensão de sua própria existência. |
Abstract: | This works aims to study two major novels: Pride and Prejudice by Jane Austen and The Passion According to GH , by Clarice Lispector, highlighting the construction and deconstruction of the female figure in literature . In Pride and Prejudice, it is noted that the figure of the woman is constructed from a romantic vision. The female figure appears as a discourse of the other, due to the idealization of a society based on the control of men over women. The possessive relationships within the family and society are derived from religion and the patriarchal model, legitimizing vehicles that contributed to the formation of female identity in the eighteenth century. The female figure, conscious of its social role, discusses, through narrative, issues related to marriage and functions aimed at women, questioning the social rigidities that denies female subjectivity. In The Passion According to GH, a modern view of language, with traces of postmodernism will observe if - . Finally, we intend to establish a dialogue between the two novels, seeking parallels that prove that the woman, built in Pride and Prejudice, undergoes a process of deconstruction, set in GH character, the work of Clarice Lispector. This is achieved through a discursive deconstruction and (un) process substantiation of female character who, by becoming aware of the social conditioning about their identity, goes to deconstruct. The strong presence of inner monologue provides the narration to unleash the flow of consciousness, in which the character is being deconstructed and loses his human form, in the pursuit of understanding of his own existence. |
Palavras-chave: | Mulher Identidade Construção Desconstrução Linguagem Woman Identity Deconstruction Construction Language |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Literatura e Crítica Literária |
Citação: | INÁCIO, Marcia Graciano Madureira. DA IDEALIZAÇÃO À (DES)SUBSTANCIALIZAÇÃO DO SER DA MULHER NAS OBRAS: ORGULHO E PRECONCEITO, DE JANE AUSTEN E A PAIXÃO SEGUNDO G. H., DE CLARICE LISPECTOR.. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3209 |
Data de defesa: | 28-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCIA GRACIANO MADUREIRA INACIO.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.