Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3215
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. |
Autor: | Silva, Marcos Amanco |
Primeiro orientador: | Machado, Lacy Guaraciaba |
Resumo: | Os escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente. |
Palavras-chave: | Ensino Ensino de literatura Leitor Leitura Literatura Education Teaching literature Reader Reading Literature |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Literatura e Crítica Literária |
Citação: | SILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215 |
Data de defesa: | 3-Nov-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS AMANCO SILVA.pdf | 916,41 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.