Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3224
Tipo do documento: Dissertação
Título: SOB O SIGNO DO FANTÁSTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ROMANCE, A CENTOPÉIA DE NEON, DE EDIVAL LOURENÇO, EM DIÁLOGO COM CONTOS DOS AUTORES GOIANOS: ANTÔNIO TAVARES, JOSÉ J. VEIGA E BERNARDO ÉLIS.
Autor: Tavares, Valéria Alves Correia 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Cândido, Gláucia Vieira
Segundo membro da banca: Rodrigues, Maria Aparecida
Resumo: Tendo em vista que a literatura em sua natureza fantástica estabelece relação com a fantasia, o maravilhoso e o estranho, pode se ressaltar que esses procedimentos narrativos não se prendem a definições categóricas, mas sim, que vêm atravessando os séculos e tomando as mais variadas formas, acelerando cada vez mais a sua mobilidade. Por ser uma subversão do racional e, pelo fato de a razão passar por reajustes conceituais, a narrativa maravilhosa passa sempre por diferentes situações, proporcionando o aparecimento de questões que tocam diretamente nos dramas do indivíduo, por meio de acontecimentos que a pretensa razão desconhece. No presente trabalho, a escolha da obra A Centopéia de Neon, de Edival Lourenço, como objeto central de estudo, se deu, principalmente, pela utilização de procedimentos narrativos que, apresentam variações de um eu narrador que opera entre os modos homo, hetero e autodiegético, propiciando um passeio dentro da narrativa lourenciana. Para tanto, propõe-se uma análise desses procedimentos narrativos criadores de situações que misturam razão, realidade, hesitação, fé e sobrenaturalidade, com foco na literatura de natureza fantástica, com possibilidade de evolução para o maravilhoso e o estranho, a partir do texto em questão, em diálogos com outros textos narrativos que também apresentam essas propriedades em sua construção. Sendo assim, busca-se aqui, a percepção no romance em tela da forma com que se organiza o seu universo ficcional, em seus investimentos nos gêneros fantástico, maravilhoso e estranho, abordando a criação de atmosferas que suscitam uma impressão de mistério, por intermédio da focalização nos procedimentos narrativos elencados para a pesquisa. Estas são as características principais de nosso objeto de estudo, cuja proposta construtiva, aponta para essas expectativas e efeitos possíveis em sua revelação do mundo, materializada na natureza do fantástico e seus gêneros vizinhos, tendo como espaço artístico a imaginação e o entrelugar.
Abstract: Considering that literature in its fantastic nature establishes relationship with fantasy, the wonderful and the stranger, may be highlighted that these narrative techniques are not attached to categorical definitions, but, coming across the centuries and taking various forms accelerating increasing their mobility. Because it is a subversion of the rational and, because the reason goes through conceptual adjustments, the wonderful narrative always goes through different situations, raising issues that touch directly on the individual dramas, through events that the alleged reason does not know. In this study, the main reason for the choice of A Centopéia de Neon by Edival Lourenço, as the central object of study, can be explained because of the use of narrative techniques that offer variations of a self narrator operating modes among the homo, hetero and autodiegetic, providing a tour inside the Mr. Lourenço´s narrative. Therefore we propose an analysis of these narrative procedures that create situations mixing reason, reality, hesitation, faith and supernatural, focusing on the nature of fantastic literature, with the possibility of evolution for the wonderful and strange, from the text, in dialogues with other narrative texts that also have these features in its construction. Thus, we seek the perception on screen romance and how it is organized in its fictional universe on their investment in the fantastic, wonderful and strange genres, addressing the creation of atmospheres that raise an impression of mystery, through the focus on narrative techniques listed for research. These are the main features of our object of study, which constructive proposal points to these possible effects and expectations in its revelation of the world, embodied in the fantastic nature and its neighboring genres, having the artistic context as the imagination and placeless.
Palavras-chave: Narrativa
Fantástico
Maravilhoso
Estranho
Narrative
Fantastic
Wonderful
Strange
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: TAVARES, Valéria Alves Correia. SOB O SIGNO DO FANTÁSTICO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ROMANCE, A CENTOPÉIA DE NEON, DE EDIVAL LOURENÇO, EM DIÁLOGO COM CONTOS DOS AUTORES GOIANOS: ANTÔNIO TAVARES, JOSÉ J. VEIGA E BERNARDO ÉLIS.. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3224
Data de defesa: 12-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valeria Alves Correia Tavares.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.