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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3241
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | POLIFONIA E DIALOGISMO EM DEUS DE CAIM E MADONA DOS PÁRAMOS, DE RICARDO GUILHERME DICKE. |
Autor: | Silva, Zenil Josefa da |
Primeiro orientador: | Oliveira, éris Antônio |
Primeiro membro da banca: | Machado, Madalena Aparecida |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Maria Aparecida |
Resumo: | O propósito deste trabalho é apontar a presença da polifonia e do dialogismo como fator de construção e de renovação das técnicas narrativas empregadas nos romances Deus de Caim e Madona dos Páramos, de Ricardo Guilherme Dicke. Para tanto, esta pesquisa procura revisitar o percurso feito pelo escritor para realizar a ordenação das emissões e melhor representar as variações das vozes na narrativa, uma vez que os romances em análise são compostos em conformidade com os modos atuais e aprimorados de narrar. Assim sendo, pretendemos nos ocupar da presença de variados narradores que fazem a emissão por meio da onisciência seletiva, do monólogo interior, do fluxo da consciência, do solilóquio, do narrador câmera e do modo dramático. Os estudos sobre dialogismo, também desenvolvidos nesta pesquisa, visam ressaltar as complexas e dinâmicas relações que são estabelecidas entre os textos a fim de ratificar uma ideia ou subvertê-la. Além disso, serão estudados os diferentes recursos compositivos utilizados pelo autor, como a paródia, a paráfrase, a estilização, a citação e a alusão. Esse modo narrativo permite que as obras aqui comentadas estabeleçam vínculos com textos das diversas áreas do conhecimento, produzidos nas mais variadas épocas. Para investigar os aspectos relativos à polifonia tomamos como pressupostos teóricos os conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin e Norman Friedman, e para os relativos ao dialogismo e os movimentos intertextuais empregamos as proposições de Mikhail Bakhtin e Julia Kristeva. Também são mobilizados nesta pesquisa os estudos realizados por Robert Humphrey, Affonso Romano de Sant Anna, Georges Gusdorf, José Luiz Fiorin e Ligia Chiappini Moraes Leite, entre outros. |
Abstract: | The purpose of this study is to show the presence of polyphony and dialogism as building factor and renovation of narrative techniques used in the novels of Deus de Caim e Madona dos Páramos, by Ricardo Guilherme Dicke. For such, this research seeks to revisit the route taken by the writer to make the sort of emissions and better represent the variations of the voices in the narrative, since the novels under consideration are composed in accordance with the current modes and enhanced narrate. Therefore, we intend to occupy in the presence of various narrators who make the issue through selective omniscience, the interior monologue, the stream of consciousness, the soliloquy, the narrator camera and dramatically. The studies about dialogism, also developed in this research are intended to highlight the dynamic and complex relationships that are established between the texts in order to ratify an idea or subvert it. Furthermore, we will study the different compositional resources used by the author, as parody, paraphrase, styling, citation and allusion. This narrative mode allows Artworks commented here establish links with texts of various areas of knowledge produced in the most varied epochs. To investigate the aspects of polyphony take as theoretical assumptions of the concepts developed by Mikhail Bakhtin and Norman Friedman, and those relating to the dialogic and intertextual movements employ the propositions of Mikhail Bakhtin and Julia Kristeva. There are also mobilized in this research studies by Robert Humphrey, Affonso Romano de Sant Anna, Georges Gusdorf, José Luiz Fiorin and Ligia Chiappini Moraes Leite and others. |
Palavras-chave: | Polifonia Dialogismo Romance contemporâneo Polyphony Dialogism Contemporary novel |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Literatura e Crítica Literária |
Citação: | SILVA, Zenil Josefa da. POLIFONIA E DIALOGISMO EM DEUS DE CAIM E MADONA DOS PÁRAMOS, DE RICARDO GUILHERME DICKE.. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3241 |
Data de defesa: | 27-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ZENIL JOSEFA DA SILVA.pdf | 926,5 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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