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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3251
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | AS VÁRIAS FACES DA PALAVRA ROSEANA. |
Autor: | Costa, Elvira Livonete |
Primeiro orientador: | Pinto, Divino José |
Primeiro membro da banca: | Ternes, José |
Segundo membro da banca: | Cardoso, Mauricio Vaz |
Resumo: | O enigmático fenômeno da criação literária de João Guimarães Rosa surpreende e fascina a críticos e leitores, a princípio pela vasta rede de recursos linguísticos que sua escrita engendra, entretanto na medida que adentram o espaço poético roseano são arremessados a uma dimensão de pura incerteza e magia, na qual o extraordinário lirismo do autor toma a palavra e anuncia seu dito pleno, original e arrebatador. Ave, Palavra recria o mundo por meio de uma poesia sóbria, todavia essencial, decantada de uma linguagem vigorosa e enérgica que nunca se cansa de assombrar por sua natureza rebelde e obscura. Este trabalho visa explorar o complexo sistema percorrido pela linguagem literária mencionada por Michel Foucault, a qual comanda os fluxos poéticos de Rosa em Ave, Palavra, por meio da análise de certos procedimentos de criação linguística e elaboração estilística presentes em toda sua composição; destina-se também a investigar o lirismo que mana do verbo essencial nesse espaço áspero e árido, o qual se dobra sobre si mesmo, ocultando as várias faces da palavra complexa e a insólita intenção da escrita roseana de reverenciar a arte poética, visto que Ave, Palavra comporta uma ação lírica articulada no espaço soberano da obra: aquele descrito por Maurice Blanchot, em que transcende e converte toda a superficialidade do mundo exterior em um dito incessante, inesgotável e avassalador. |
Abstract: | The enigmatic phenomenon of literary creation of João Guimarães Rosa surprises and fascinates critics and readers, at first by the vast of linguistic network resources that engenders your writing, however the extent that enter into the Rosa s poetic space are hurled to a dimension of pure uncertainty and magic, in which the extraordinary lyricism of the author that takes the word and announces your full said, original and rapture. Ave, Palavra recreates the world by means of a sober poetry, however essential, decanted from a vigorous and energetic language that never gets tired of to haunt by your rebellious and obscure nature. This paper aims to explore the complex system percussed by the literary language mentioned by Michel Foucault, which commands the Rosa´s poetic flows in Ave, Palavra, by means of the analysis of certain procedures creation of linguistic and stylistic elaboration presents in all of your composition; also is intended to investigate the lyricism that the essential verb emanates in this rough and rid space, in which bend over himself, hiding the various faces of the complex word and the unusual intention of Rosa s written of the reverence to the poetic art, since that Ave, Palavra bears an action lyrical articulated in the sovereign space of the work: that was described by Maurice Blanchot in which transcends and converts all the superficiality of the outside world in a incessant said, inexhaustible and overwhelming. |
Palavras-chave: | João Guimarães Rosa Ave, Palavra Atividade Lírica Poeticidade Linguagem João Guimarães Rosa Ave, Palavra Lyrical Activity Poetic Language |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Literatura e Crítica Literária |
Citação: | COSTA, Elvira Livonete. AS VÁRIAS FACES DA PALAVRA ROSEANA.. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3251 |
Data de defesa: | 10-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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