Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Alcione Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751164387465260por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Teresinha Martins do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762por
dc.contributor.referee1Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781619787919218por
dc.contributor.referee2Oliveira, Custódia Annunziata Spencieri de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862770150179930por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:07:16Z-
dc.date.available2016-04-08-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationALMEIDA, Alcione Gomes de. A ESTÉTICA DE PLÍNIO MARCOS EVIDENCIADA EM DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA, NAVALHA NA CARNE E BALADA DE UM PALHAÇO.. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3252-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo interpretativo e comparativo das peças Dois Perdidos Numa Noite Suja, Navalha na Carne e Balada de um Palhaço, de Plínio Marcos. O objetivo principal é evidenciar o ineditismo da criação estética realizada pelo autor, bem como a sua importância no cenário teatral brasileiro, nos planos do conteúdo e da forma. Observa-se que, a análise proposta parte do princípio de que as obras suscitam distintos temas ontológicos e universais à humanidade, por vezes semi-ocultos na superfície textual de aparência prosaica. Desta forma, é pertinente o tratamento de aspectos que viabilizem a interação com a produção artística pliniana, tais como a desenvoltura da linguagem, composição das personagens e tessitura dos conflitos. O exame individual dos textos dramáticos é seguido de um cotejo mais específico entre eles, a fim de melhor ressaltar suas características, compostas de semelhanças e diferenças, que por caminhos distintos expressam imensurável qualidade artística. Para a realização da pesquisa segue-se a metodologia de cunho dedutivo, bibliográfico e documental, em que o aporte teórico conta: com artigos publicados à época das apresentações das peças de Plínio Marcos; teóricos do âmbito da literatura e do teatro, dentre eles: Artaud (1999), Bakhtin (1981, 2002, 2003), Bonfitto (2002), Bornheim (2007), Dort (2010), Magaldi (1994), Nietzsche (1994), Prado (2001), Rosenfeld (1982, 1985, 2008), Szondi (2001), Virmaux (1978). Cumpre ressaltar a incidência dos conceitos teóricos na análise das peças, objeto do corpus de pesquisa, que se fundamenta pela tessitura do texto dramático, pois não se contempla aqui o estudo da encenação dos espetáculos.por
dc.description.abstractThis dissertation presents an interpretive and comparative study of the theater performances Dois Perdidos Numa Noite Suja, Navalha na Carne and Balada de um Palhaço, from Plínio Marcos. The main objective is to highlight the uniqueness of aesthetic creation performed by the author, as well as its importance in the Brazilian theatrical scene in plans of content and form. It is observed that the proposed analysis assumes that the works raise distinct ontological and universal issues on the humanity, sometimes half hidden in the textual surface of prosaic appearance. Thus, it is appropriate to deal with aspects that enable interaction with Plinian artistic production, such as the ease of language, composition of characters and texture conflict. Individual examination of the dramatic text is followed by a more specific comparison between them in order to better highlight its characteristics, composed of similarities and differences, which in different ways express immeasurable artistic quality. This the research follows the deductive nature of methodology, bibliographic and documentary, in which the theoretical support account: with articles published at the time of presentation of the parts of Plinio Marcos; theoretical scope of literature and theater, among them: Artaud (1999), Bakhtin (1981, 2002, 2003), Bonfitto (2002), Bornheim (2007) Dort (2010), Magaldi (1994), Nietzsche (1994), Prado (2001), Rosenfeld (1982, 1985, 2008), Szondi (2001), Virmaux (1978). It should be noted the incidence of the theoretical concepts in the analysis of the object of the research parts, which is founded by the fabric of the dramatic text, because it includes not here to study the staging of the shows.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:07:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALCIONE GOMES DE ALMEIDA.pdf: 857263 bytes, checksum: b1b0c815d6ca4094a6b89baa77e22716 (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9712/ALCIONE%20GOMES%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programLiteratura e Crítica Literáriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectPeçapor
dc.subjectPlínio Marcospor
dc.subjectTeatro Modernopor
dc.subjectDramaeng
dc.subjectPlayeng
dc.subjectPlínio Marcoseng
dc.subjectModern theatereng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA ESTÉTICA DE PLÍNIO MARCOS EVIDENCIADA EM DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA, NAVALHA NA CARNE E BALADA DE UM PALHAÇO.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALCIONE GOMES DE ALMEIDA.pdf837,17 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.