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Tipo do documento: Dissertação
Título: DO CORPO NO CORPO: Da materialidade das imagens em instâncias movediças às formas sensitivas em Vermelho, de Aguinaldo Gonçalves.
Autor: Silva, Hilda Eustaquio da 
Primeiro orientador: Rodrigues, Maria Aparecida
Primeiro membro da banca: Oliveira, éris Antônio
Segundo membro da banca: Rodrigues, Lucilo Antônio
Resumo: O presente trabalho constitui um estudo sobre a obra Vermelho (2000), de Aguinaldo Gonçalves sobre a noção de arte como corpo vivo, no qual se prevê outros corpos, num processo de singularização do ato criativo. A investigação inicia-se por características ora da arte moderna e ora da contemporânea, a partir da reflexão sobre o conceito de (dis)simulação e de simulação, marcados pela presença recorrente de outra obra de arte no corpo de outra. Assim, destaca-se a articulação entre os poemas aguinaldeanos e os experimentalismos artísticos, bem como, a poesia concreta e outras vertentes artísticas da literatura e de outras artes. Desse modo, procura-se, também, relacionar as micro-conexões estabelecidas com outros artistas-obras em que o poeta dialoga e se interliga, formando uma arte rizomática, na qual se prevê conexões várias. Daí ser ela: corpo no corpo, técnica que estabelece relações analógicas composicionais, reforçando o valor expressivo dos elementos compositivos da arte produtiva de Aguinaldo Gonçalves. Por fim, os poemas de Vermelho se afastam do meramente concreto para atingir os sentidos, fazendo com que o olhar do leitor capte as imagens-signos de palavras, de formas e de cores e com elas interaja. O desenvolvimento da pesquisa tem como referencial teórico, as obras de Baudelaire, Hugo Friedrich, Gaston Bachelard, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze e Félix Guatarri, Susanne Langer, Philadelpho Menezes, dentre outros.
Abstract: This work is a study of the Vermelho (2000), of Aguinaldo Gonçalves on the notion of art as a living body, which provides for other bodies, a process of singularization of the creative act. The research begins by now features modern art and contemporary now, from the reflection on the concept of (dis) simulation and simulation, marked by the recurring presence of another work of art in another body. Thus, there is a link between the aguinaldeanos poems and artistic experimentalism, as well as concrete poetry and other artistic aspects of literature and other arts. Thus, it seeks to also relate the micro-connections established with other artists - works in which the poet converses and interconnects, forming a rhizome art, which included multiple connections. Hence it is: the body in the body, a technique that establishes compositional analog relations, reinforcing the expressive value of the compositional elements of the production art Aguinaldo Gonçalves. Finally, the Vermelho s poems depart from merely concrete to reach the senses, causing the reader s eye captures images-signs - words, shapes and colors - and they interact. The development of the research has as theoretical, the works of Baudelaire, Hugo Friedrich, Gaston Bachelard, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze and Felix Guattari, Susanne Langer, Philadelpho Menezes, among others.
Palavras-chave: Lírica
Arte Contemporânea
Vermelho
Modernidade
Sensações
Lyrical
Contemporary art
Red
Modernity
Sensations
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: SILVA, Hilda Eustaquio da. DO CORPO NO CORPO: Da materialidade das imagens em instâncias movediças às formas sensitivas em Vermelho, de Aguinaldo Gonçalves.. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3265
Data de defesa: 9-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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