Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3272
Tipo do documento: Dissertação
Título: PARA UMA TERMINOLOGIA DO UNIVERSO DOS QUADRINHOS
Autor: Teló, Maria do Socorro Brito 
Primeiro orientador: Ferreira, Alice Maria de Araújo
Primeiro membro da banca: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Segundo membro da banca: Assumpção, Albertina Vicentini
Resumo: A linguagem dos quadrinhos se caracteriza pelo hibridismo dos recursos sígnicos e pela interdisciplinaridade. Ao longo dos anos, foi se aprimorando e definindo-se como linguagem própria. Durante muito tempo foi afastada dos estudos acadêmicos, e só agora começa a atrair a atenção de estudiosos das mais diversas áreas. A multiplicação dos estudos dessa linguagem permitiu a criação de uma metalinguagem necessária para uma abordagem teórica e crítica de seus produtos: as histórias em quadrinhos. Assim, o presente trabalho propõe o levantamento dessa metalinguagem a partir dos seus termos fundamentais, mais freqüentes e regulares. A pesquisa se insere, portanto, no âmbito dos estudos lexicográficos e terminológicos. A partir de um corpus representativo da área foram selecionados três livros que serviram de base para o levantamento dos termos. Dessa maneira, acreditamos contribuir com o fortalecimento da nona arte e propomos uma possível terminologia própria.
Abstract: El lenguaje de las viñetas se caracteriza por el hibridismo de los recursos sígnicos y por la interdisciplinaridad. A lo largo de los años, fue perfeccionándose y definiéndose como lenguaje proprio. Durante mucho tiempo estuvo alejado de los estudios académicos, y sólo ahora empieza a atraer la atención de estudiosos de las más distintas áreas. La multiplicación de los estudios de ese lenguaje permitió la creación de un metalenguaje necesario para un enfoque teórico y crítico de sus productos: las historietas. Así, el presente trabajo propone la recolección de ese metalenguaje a partir de sus términos fundamentales, más frecuentes y regulares. La investigación se inserta, por lo tanto, en el ámbito de los estudios lexicográficos y terminológicos. A partir de un corpus representativo del área fueron seleccionados tres libros que sirvieron de base para la recolección de los términos. Creemos de esa manera contribuir con el fortalecimiento de la nona arte y proponemos una posible terminología propia.
Palavras-chave: terminologia
histórias em quadrinhos
linguagem
terminología
historietas
lenguaje
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: TELÓ, Maria do Socorro Brito. PARA UMA TERMINOLOGIA DO UNIVERSO DOS QUADRINHOS. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÃNIA, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3272
Data de defesa: 16-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DO SOCORRO BRITO TELO.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.