Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3288
Tipo do documento: Dissertação
Título: GÊNERO LITERÁRIO E MORALIDADE FILOSÓFICA N O SANTO E A PORCA DE ARIANO SUASSUNA
Autor: Bastos, Maria Lourença Ferreira de 
Primeiro orientador: Assumpção, Albertina Vicentini
Resumo: Neste trabalho, observamos os aspectos sobre os quais grande parte da crítica do teatro de Ariano Suassuna chama a atenção: as repetições de seus personagens, histórias e textos, tanto no nível intertextual (Plauto, Molière, Menandro, Gil Vicente, commedia dell'arte) quanto intratextual (auto-repetição). Como base para suas recriações, o escritor repete tipos e situações e isso lhe tem sido motivo de árduas críticas, que destacam também o emprego de recursos vulgares e grosseiros de comicidade e a criação de personagens sem sentido. Tais repetições são consideradas por Suassuna como típicas de um processo clássico de recriação na comédia popular, em especial do Romanceiro Popular Nordestino, que comenta também que o mesmo processo, embora com outra medida , foi utilizado por dramaturgos clássicos, a exemplo de Molière e Goldoni. Nosso propósito foi apontar esses fatores de repetição incongruências - como pertencentes não só à cultura popular, que define a obra de Suassuna, como também ao gênero da farsa, cuja principal característica é a incoerência de personagens e histórias, além da ironia, que estabelece moralidades.
Palavras-chave: Crítica
Ariano Suassuna
Ironia
Farsa filosófica
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Literatura e Crítica Literária
Citação: BASTOS, Maria Lourença Ferreira de. GÊNERO LITERÁRIO E MORALIDADE FILOSÓFICA N O SANTO E A PORCA DE ARIANO SUASSUNA. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3288
Data de defesa: 16-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Lourenca Ferreira de Bastos.pdf630,14 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.