Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Sílvia Adriane Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0945238241791669por
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Espírito Santo Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959por
dc.contributor.referee1Carvalho, Raquel Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1826522405057436por
dc.contributor.referee2Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7675989840241378por
dc.date.accessioned2016-08-10T11:21:29Z-
dc.date.available2013-12-19-
dc.date.issued2013-03-19-
dc.identifier.citationMOURA, Sílvia Adriane Tavares. NAS PALMAS DA CAPOEIRA: RESISTÊNCIA CULTURAL PELA CHAPADA DOS NEGROS EM ARRAIAS/TO (1984 a 2012).. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/3314-
dc.description.resumoA pesquisa tem por objetivo (re) construir historicamente parte da trajetória do grupo de capoeira existente na cidade de Arraias Tocantins, intitulado Associação Cultural Chapada dos Negros (ACCN), à luz de conceitos que fundamentam essa modalidade esportiva e cultural, especialmente quanto ao que se refere à memória, identidade e educação para as relações étnico raciais, que se constituem a partir da sua existência no município. Nessa direção, foi possível conhecer, interpretar e compreender a história da capoeira em Arraias, retratando-a quanto a sua colaboração para a continuidade da memória individual, coletiva , institucional e para a consciência histórica e cultural da comunidade. A prática da capoeira em Arraias/TO, no decorrer dos anos de 1984 a 2012, vem contribuindo para a construção da identidade negra, da resistência cultural, daqueles que integram as experiências difundidas pela Associação Cultural Chapada dos Negros (ACCN) por intermédio da apropriação de saberes e fazeres da comunidade. Busquei nesta caminhada, analisar diversas formas de praticar a capoeira, seus princípios e valores, acionados pelo grupo de modo singular, para a construção do sentimento de pertencimento e condutas pautados pelos referenciais simbólicos e culturais afrobrasileiros. Utilizei como instrumento metodológico e interpretativo as narrativas dos sujeitos da pesquisa, tendo como pressuposto básico, suas histórias de vida, interlocutores da construção da pesquisa. Pelos mestres e praticantes da capoeira, pude perceber que, apesar dos obstáculos impostos pela escravidão no Brasil, em especial a ocorrida na cidade de Arraias -TO, os africanos e seus descendentes encontraram meios para se organizarem e manifestarem suas práticas culturais influenciando profundamente a sociedade arraiana. Por isso, ao entoar o canto nas palmas da capoeira resistem à força histórica de sua luta.por
dc.description.abstractThe research aims to (re) build historically part of the trajectory of the capoeira group existing in the city of Tocantins Stingrays, entitled Cultural Association Chapada dos Negros (ACCN), to concepts that underlie this sport and culture, especially as to which refers to memory, identity and education for racial ethnic relations, which are from its existence in the city. In this direction, it was possible to know, interpret and understand the history of capoeira Stingrays, portraying it as their collaboration for the continuity of individual memory, collective, institutional and historical consciousness and cultural community. The practice of capoeira Stingrays / TO, during the years 1984 to 2012, has contributed to the construction of black identity, cultural resistance, those that integrate the experiences disseminated by the Cultural Association Chapada dos Negros (ACCN) through the appropriation knowledge and practices of the community. I sought this path, consider various ways to practice capoeira, its principles and values, triggered by the group in a unique way to build a sense of belonging and behavior guided by cultural and symbolic references african- Brazilian. I used as a methodological tool and interpretive narratives of the subjects, with the basic presupposition, their life stories, the construction of the research partners. By teachers and practitioners of capoeira, I realized that, despite the obstacles imposed by slavery in Brazil, especially the one that occurred in the city of TO-Rays, Africans and their descendants have found ways to organize and express their cultural practices deeply influencing society Arraiana. So, to sing the song in the palms of capoeira resist the historical strength of their struggle.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T11:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVIA ADRIANE TAVARES MOURA.pdf: 8894175 bytes, checksum: 96e0a342e2829e9cc066f3e16ea4a647 (MD5) Previous issue date: 2013-03-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9821/SILVIA%20ADRIANE%20TAVARES%20MOURA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programHistóriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResistência Culturalpor
dc.subjectCapoeirapor
dc.subjectIdentidade Afro-brasileirapor
dc.subjectCultural Resistanceeng
dc.subjectCapoeiraeng
dc.subjectAfro-Brazilian identityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleNAS PALMAS DA CAPOEIRA: RESISTÊNCIA CULTURAL PELA CHAPADA DOS NEGROS EM ARRAIAS/TO (1984 a 2012).por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVIA ADRIANE TAVARES MOURA.pdf8,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.