Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3316
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. |
Título(s) alternativo(s): | Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis. |
Autor: | Sandre, Lara Patrícia |
Primeiro orientador: | Reimer, Ivoni Richter |
Primeiro membro da banca: | Quadros, Eduardo Gusmão de |
Segundo membro da banca: | Duarte, Samuel de Jesus |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo compreender a utilização da informática no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis. Pretende analisar ainda, o papel do professor e a formação dos futuros profissionais da educação com o uso das tecnologias como recurso didático. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual será aplicada na UEG-Quirinópolis, com entrevistas dos professores, assim como análise de questionários aplicados a alunos, no início e término do curso de História. Como resultado, espera-se compreender como a informática interfere nas disciplinas do curso de História UEG-Quirinópolis, visando a contribuir para a sua melhoria e como esta experiência poderá servir de base para outras instituições. O recorte temporal privilegia o período compreendido desde os anos de 2000 até o ano de 2010. |
Abstract: | The study aims to understand the use of information in the course of History, State University of Goias (UEG), Unit Quirinopolis. Intends to further analyze the role of the teacher and training of future professionals in education with the use of technology as a teaching resource. The methodology to be adopted will be that of the literature and empirical research which is applied in UEG-Quirinopolis, interviews with teachers, as well as analysis of questionnaires administered to students at the beginning and end of the course of history. As a result, we expect to understand how informatics disciplines interfere in the course of history UEG-Quirinopolis, aiming to contribute to their improvement and how this experience can serve as a basis for other institutions. The time frame emphasizes the period from the year 2000 until the year 2010. |
Palavras-chave: | ensino de História educação informática professor aluno teaching history education information technology teacher student |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas e da Terra |
Programa: | História |
Citação: | SANDRE, Lara Patrícia. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316 |
Data de defesa: | 13-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LARA PATRICIA SANDRE.pdf | 992,62 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.