Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3316
Tipo do documento: Dissertação
Título: INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
Título(s) alternativo(s): Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.
Autor: Sandre, Lara Patrícia 
Primeiro orientador: Reimer, Ivoni Richter
Primeiro membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Segundo membro da banca: Duarte, Samuel de Jesus
Resumo: O trabalho tem por objetivo compreender a utilização da informática no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis. Pretende analisar ainda, o papel do professor e a formação dos futuros profissionais da educação com o uso das tecnologias como recurso didático. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual será aplicada na UEG-Quirinópolis, com entrevistas dos professores, assim como análise de questionários aplicados a alunos, no início e término do curso de História. Como resultado, espera-se compreender como a informática interfere nas disciplinas do curso de História UEG-Quirinópolis, visando a contribuir para a sua melhoria e como esta experiência poderá servir de base para outras instituições. O recorte temporal privilegia o período compreendido desde os anos de 2000 até o ano de 2010.
Abstract: The study aims to understand the use of information in the course of History, State University of Goias (UEG), Unit Quirinopolis. Intends to further analyze the role of the teacher and training of future professionals in education with the use of technology as a teaching resource. The methodology to be adopted will be that of the literature and empirical research which is applied in UEG-Quirinopolis, interviews with teachers, as well as analysis of questionnaires administered to students at the beginning and end of the course of history. As a result, we expect to understand how informatics disciplines interfere in the course of history UEG-Quirinopolis, aiming to contribute to their improvement and how this experience can serve as a basis for other institutions. The time frame emphasizes the period from the year 2000 until the year 2010.
Palavras-chave: ensino de História
educação
informática
professor
aluno
teaching history
education
information technology
teacher
student
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas e da Terra
Programa: História
Citação: SANDRE, Lara Patrícia. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316
Data de defesa: 13-Mai-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA PATRICIA SANDRE.pdf992,62 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.