Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3319
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Subversão da Fronteira: o spaghetti western como crítica ao ideal de progresso.
Autor: Sousa, César Henrique Guazzelli e 
Primeiro orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
Primeiro membro da banca: Assumpção, Albertina Vicentini
Segundo membro da banca: Ramos, Alcides Freire
Resumo: O presente trabalho se sustenta sobre a perspectiva de que os spaghetti westerns, filmes de faroeste italianos produzidos para os cinemas populares entre as décadas de 1960 e 1970, são uma representação paródica do mito da fronteira no cinema que subverte as premissas do western clássico americano e, ao fazê-lo, constroem uma representação da fronteira ao avesso, que se sustenta sobre uma retórica de crítica ao ideal de progresso. No lugar da análise fílmica de tradição formalista, propõe-se uma leitura dos filmes estudados por meio das dinâmicas que os relacionam com o público e a crítica, a partir das premissas da estética da recepção e da teoria da paródia. A partir daí, oferece-se uma leitura dos spaghetti westerns como narrativas que, através de uma visão carnavalizada do seu referente, o reatualizam para o público, em consonância com as alterações na cotidianidade dos espectadores decorrentes do conjunto de crises e convulsões sociais que emergem no mundo ocidental a partir da metade da década de 1960.
Abstract: The present work was made over the perspective that the spaghetti westerns, Italian western films produced for the popular cinemas between the 1960s and 1970s, represent the frontier myth on cinema as a parody, in a way that subvert the basic premises of the classical American western and, doing that, perform the frontier myth ironicaly, sustaining itself on a rhetoric that is a rebut to the ideal of progress. Instead of the formalist film analysis, we propose an interpretation of the films researched trough their appropriation by the public, concurring with the theoretical proposal of the reception theory and the parody theory. The spaghetti westerns are here analyzed as a carnivalized vision of its referent, refreshing it for the public, following the large number of social convulsions and crisis that emerge in the western world in the middle of the 1960s.
Palavras-chave: spaghetti western
ideal de progresso
estética da recepção
paródia
carnavalização
spaghetti western
idea of progress
reception theory
parody
carnivalization
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas e da Terra
Programa: História
Citação: SOUSA, César Henrique Guazzelli e. A Subversão da Fronteira: o spaghetti western como crítica ao ideal de progresso.. 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3319
Data de defesa: 24-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CESAR HENRIQUE GUAZZELLI E SOUSA.pdf4,28 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.