Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3320
Tipo do documento: Dissertação
Título: AYRÁBEJI DE XANGÔ O Cine-transe e sua rubrica etnográfica.
Título(s) alternativo(s): AYRÁBEJI DE XANGÔ El Cine-trance y su artículo Etnográfico.
Autor: Bueno, Frederico Mael Silva Marques 
Primeiro orientador: Jorge, Luiz Eduardo
Resumo: O presente trabalho de qualificação tem como escopo o questionamento audiovisual na abordagem da imagética do culto de Xangô na perspectiva do cinema documental. Ao considerar a imagem como escrituração científica no campo da História, utilizamos como suporte teórico, as matrizes do cinema etnográfico e do cinema verdade que deram origem ao Cine-Transe. Com base no estudo científico do sincretismo religioso brasileiro, que incorpora em seu conteúdo histórico a resistência da cultura africana, apresentamos como escritura cinematográfica, a peça intitulada Ayrábeji de Xangô como dissertação audiovisual a fim de tecer nossas reflexões acerca do percurso metodológico adotado na pesquisa imagética de campo e sua função heurística na representação da história. Desta forma, fizemos uso do método etnográfico visando à orientação científica da observação e leitura das representações do Candomblé, tendo como pressuposto conceitual, o filme científico como uma categoria audiovisual específica e reveladora de modelos culturais na produção do conhecimento.
Abstract: Este trabajo pretende abordar la cuestión de las imágenes audiovisuales del culto a Shangó en vista del cine documental. Al considerar la imagen como la contabilidad en el ámbito de la historia científica, utilizado como soporte teórico, la sede del cine etnográfico y cine vérité que dio lugar a la Cine-Trance.Basado en el estudio científico de sincretismo religioso en Brasil, que incorpora en su contenido histórico de la resistencia de la cultura africana, se muestra cómo la escritura cinematográfica, la pieza titulada Ayrábeji como la tesis de Xango audiovisuales a fin de que nuestras reflexiones sobre el enfoque metodológico adoptado en la investigación de la imagen campo y su función heurística en la representación de la historia. Por lo tanto, se utilizó el método etnográfico para guía de observación científica y la lectura de las representaciones del Candomblé, que presupone la película conceptual, científica como una categoría audiovisual modelos culturales específicos y que revela en la producción de conocimiento.
Palavras-chave: Cinema Documental
História
Montagem Cinematográfica
Cine-Transe
Xangô
Cine Documental
Historia
el Monte de Cine
Cine-Trance
Xangô
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas e da Terra
Programa: História
Citação: BUENO, Frederico Mael Silva Marques. AYRÁBEJI DE XANGÔ El Cine-trance y su artículo Etnográfico.. 2011. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3320
Data de defesa: 14-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREDERICO MAEL SILVA MARQUES BUENO.pdf38,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.