Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3330
Tipo do documento: Dissertação
Título: A BIBLIOTECA, O LIVRO E AS NOVAS TECNOLOGIAS: PRÁTICAS DE LEITURA, MEMÓRIAS E CONHECIMENTO.
Autor: Silva, Edna Cândida da 
Primeiro orientador: Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes
Primeiro membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Segundo membro da banca: Santos, Cristiano Alexandre dos
Resumo: Esta pesquisa ressalta a forma como a biblioteca vem se estabelecendo historicamente graças as mudanças constituídas pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Este estudo procurou compreender como a Biblioteca foi instituída e as transformações ocorridas, visando fazer uma constatação histórica cultural sobre a coexistência das histórias ambientadas numa biblioteca, como: história da escrita, história do livro - sua invenção e destruição -, história da leitura, da própria biblioteca e da tecnologia. O primeiro capítulo apresenta um estudo histórico descritivo acerca da instituição biblioteca como espaço de memória, leitura e conhecimento. A destruição da memória voluntaria ou por desastres naturais, causaram a devastação cultural. O surgimento da leitura, um entendimento de como a leitura se desenvolveu e suas diferentes formas. E a biblioteca como cenário do conhecimento no atual contexto informacional, marcado claramente pelo uso intensivo das tecnologias. O segundo capítulo traz um relato da história do livro, seu início, quando era caligrafado página por página até as atuais tecnologias, dando continuidade com o livro digital. E a questão, se o livro impresso sobreviverá ao digital diante das inovações tecnológicas da atualidade. O terceiro capítulo descreve a escrita e a biblioteca, as práticas de leitura e da escrita na contemporaneidade, a biblioteca digital e suas particularidades. Com a exposição da história da primeira biblioteca no Brasil. Uma revisão do entendimento de biblioteca como um simples depósito de livros para o de um espaço de dinamização da informação em formato impresso e digital, com memória, leitura e conhecimento.
Palavras-chave: Biblioteca
Memória
Leitura e conhecimento
Livro
Novas Tecnologias
Library
Memory
reading and knowledge
Book
New Technologies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas e da Terra
Programa: História
Citação: SILVA, Edna Cândida da. A BIBLIOTECA, O LIVRO E AS NOVAS TECNOLOGIAS: PRÁTICAS DE LEITURA, MEMÓRIAS E CONHECIMENTO.. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3330
Data de defesa: 16-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDNA CANDIDA DA SILVA.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.