Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3331
Tipo do documento: Dissertação
Título: SOCIABILIDADE GOIANIENSE DURANTE O REGIME AUTORITÁRIO: UM ESTUDO A PARTIR DA OBRA DE HÉLIO DE OLIVEIRA.
Autor: Aguiar, Alessandro de Assis Pinto 
Primeiro orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
Resumo: Esta dissertação estuda as transformações da sociabilidade na cidade de Goiânia, analisando os efeitos da cultura autoritária implantada pelo inicio da ditadura civilmilitar. Sua fonte básica é a produção imagética do fotógrafo Hélio de Oliveira, que trabalhava na função de fotógrafo oficial do governo desde a década de quarenta do século XX. Para analisar as imagens, utilizamos o referencial da semiótica de Charles Peirce. O primeiro capítulo apresenta um quadro geral da vida urbana na nova capital do Estado de Goiás. O segundo, relaciona as mudanças da sociabilidade com o impacto do movimento golpista. O último capítulo enfoca as redefinições do político e do espaço público na modernidade goianiense.
Abstract: La dissertation étudie les transformations de la société dans la ville de Goiânia, analyse les effets de la culture autoritaire implanté au debut de la dictature civile militaire. Sa source fondamentale est la production imagetique du photographe Helio de Oliveira, qui a travaillé comme photographe officiel du gouvernement depuis la décennie des années 40 du siècle XX. Pour avaliser les images, nous utilizons les ta reference semiotique de Charles Peirce. Le premier chapitre present un tableau general de la vie urbaine dans la nouvelle capitale de L Est de Goiás. Le second chapitre liste les changements de la sociabilité avec un impact du monvement golpiste. Le troisième chapitre enfoque les redefinitions de la politique e de l espace publique dans la modernité goianiense.
Palavras-chave: Sociabilidade
Fotografia
Ditadura civil-militar
Vida Urbana
Sociabilité
Photographie
Dictature civile militaire
Vie Urbaine
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas e da Terra
Programa: História
Citação: AGUIAR, Alessandro de Assis Pinto. SOCIABILIDADE GOIANIENSE DURANTE O REGIME AUTORITÁRIO: UM ESTUDO A PARTIR DA OBRA DE HÉLIO DE OLIVEIRA.. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3331
Data de defesa: 2-Dez-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALESSANDRO DE ASSIS PINTO AGUIAR.pdf3,82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.