Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3334
Tipo do documento: Dissertação
Título: O BANCO DO DIABO E AS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO OUTRO : A CULTURA EM SANTA FÉ DE GOIÁS O IMAGINÁRIO SOBRE O VESTÍGIO INDÍGENA (1975 A 2005).
Autor: Gomes, Wilson de Sousa 
Primeiro orientador: Reinato, Eduardo José
Primeiro membro da banca: Sugizaki, Eduardo
Segundo membro da banca: Furtado, João Pinto
Resumo: Esta dissertação discute o Banco do Diabo ; o objeto são as representações construídas acerca do suposto banco. Esse banco na verdade é definido pela literatura arqueológica de lajedo de Santa Fé. Em uma linguagem técnica o sítio é definido por GO JU 11 . Do ponto de vista cientifico esse sítio representa a passagem de tribos indígenas pela região do Alto Araguaia. Na leitura popular, o lajedo deixa de ser um sítio arqueológico e passa a ser definido-nominado de Banco do Diabo . Dessa forma, o objetivo é compreender os motivos de representarem um sítio arqueológico como um local de negociação do maligno. A problemática centra em compreender os motivos de classificar a representação da cultura indígena feitas em pedras, de Banco do Diabo . A metodologia centra no confronto dos documentos com a historiografia para interpretar o que há de permanecia e transformação no processo histórico de construção e desconstrução do outro . Em nosso caso, do outro, que é o indígena.
Abstract: This dissertation discusses the Devil s Bank ; the object are the representantions biult up about the supposed bank. This bank is actually defined by archaeological literature as lajedo de Santa Fé . In a technical language, the site is defined by GOJU- 11 . From scientific viewpoint, the site represents the passage of indigenous tribes in the region of Alto Araguaia. In popular belief, the lajedo leaves to be an archeological site and passes to be defined-named as being the Devil s Bank. In this way, the aim is to understand the reasons to represent an archaeological site as a place of negotiation of the evil one. The issue focuses on the understanding of qualifying the indigenous culture representation makes in stones as Devil s bank. The methodology focuses on the comparison of documents with historiography to interpret what s remained and transformation in the historical process of construction and deconstruction of the other . In our case, the other that is the indigenous culture.
Palavras-chave: Representação
Banco do Diabo
Indígena
Representation
Devil s Bank
Indigenous
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas e da Terra
Programa: História
Citação: GOMES, Wilson de Sousa. O BANCO DO DIABO E AS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO OUTRO : A CULTURA EM SANTA FÉ DE GOIÁS O IMAGINÁRIO SOBRE O VESTÍGIO INDÍGENA (1975 A 2005).. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3334
Data de defesa: 24-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILSON DE SOUSA GOMES.pdf3,8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.