???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3428
Tipo do documento: Dissertação
Título: FOTOGRAFIA, GÊNERO E CIDADE: BELA VISTA DE GOIÁS SOB AS LENTES DE ANTÔNIO FARIA.
Autor: Rodrigues, Neide de Souza Almeida 
Primeiro orientador: Cavalcante, Maria do Espírito Santo Rosa
Primeiro membro da banca: Oliveira, Alcilene Cavalcante de
Segundo membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Resumo: Na presente dissertação, nosso objetivo foi o de utilizar as fotografias de Antônio Faria (1914-2009) para analisar a contribuição de homens e mulheres na construção e desenvolvimento da cidade de Bela Vista de Goiás, no período em que o fotógrafo trabalhou, ativa e publicamente, entre os anos de 1930 a 1996. Partimos do pressuposto de que a sociedade belavistense funcionou como uma complexa rede social de gênero produtora/reprodutora de resultados relacionados ao masculino/feminino, efetivados em corpos, comportamentos e relações socioculturais. Para isso, buscamos suporte nos teóricos que têm autoridade, nas discussões acerca do conceito de fotografia, gênero, cidade, memória e representação. O estudo desenvolveu-se, principalmente, através da análise das fotografias, documentos, material bibliográfico e entrevistas com pessoas que estiveram envolvidas de forma direta ou indireta, nos diversos aspectos pesquisados. Sendo assim, compreende-se a contribuição da fotografia como suporte fundamental para o estudo e entendimento da participação ativa de homens e mulheres em Bela Vista, no período proposto, e como as imagens têm a função de preservar a memória e revelar as representações destes em um tempo e lugar.
Abstract: In this dissertation, our goal was to use the photographs of Antonio Faria (1914-2009) to analyze the contribution of men and women in the construction and development of the town of Bela Vista de Goias, in the period in which the photographer worked actively and publicly, between the years 1930 to 1996. We assume that society functioned as belavistense a complex network of social genre producer / breeder of results related to male / female, effected in bodies, behaviors and socio-cultural relations. For this, we support the theorists who have authority, in discussions about the concept of photography, genre, city, and memory representation. The study was developed primarily through analysis of photographs, documents, bibliographical material and interviews with people who were involved directly or indirectly in many aspects surveyed. Thus, one can understand the contribution of photography as fundamental support for the study and understanding of active participation of men and women in Bela Vista, in the period proposed, and how the images are meant to preserve the memory and reveal the representations in these a time and place.
Palavras-chave: Fotografia; Gênero; Bela Vista de Goiás; Memória; Representação;
Photography; Gender; Bela Vista Memory of Goiás; Representation;
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Rodrigues, Neide de Souza Almeida. FOTOGRAFIA, GÊNERO E CIDADE: BELA VISTA DE GOIÁS SOB AS LENTES DE ANTÔNIO FARIA.. 2013. 205 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3428
Data de defesa: 13-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEIDE DE SOUZA ALMEIDA RODRIGUES.pdfTexto Completo40,55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.