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Tipo do documento: Dissertação
Título: A REALIDADE DA PEQUENA EMPRESA DE MÉDIO PORTE DO ENSINO SUPERIOR FACULDADE ALIANÇA NO MUNICÍPIO DE ITABERAÍ.
Autor: Leles, Celia Alves de 
Primeiro orientador: Paula, Gil César Costa de
Primeiro membro da banca: Santos , Bartira Macedo de Miranda
Segundo membro da banca: Silva, José Antonio Tietzmann e
Resumo: O estudo tem como propósito investigar quesitos que dificultam o crescimento das pequenas IES (Instituições de Ensino Superior). Através de uma pesquisa de campo e avaliação institucional, buscamos comparar os resultados apurados em um processo avaliativo junto à comunidade acadêmica e local, interpretando a realidade da pequena IES-privada, situada no interior de Goiás, FAIT (Faculdade Aliança), que há 07 (sete) anos atua no ramo do Ensino Superior, como PMIES, com capacidade aproximada para 300 alunos matriculados. O presente trabalho compara as normas e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Ensino Superior – SINAES/CONAES, a partir dos dados e análises levantados, por pesquisa realizada pela ABMES, entre os anos de 2013-2014, e mediante análise das pesquisas de autores como Ristoff e Sobrinho. A análise iniciou com o levantamento do perfil comparativo qualitativa, combinando com a CPA´s (Comissão Própria de Avaliação) interna e externa da mesma IES (2013), assim como de dados bibliográficos e documentários, que proporcionaram o mapeamento e referências da realidade da pequena IES privada, no município de Itaberaí. Em seguida fez-se a pesquisa de campo da própria IES (Instituições de Ensino Superior), em 2014, através de uma análise detalhada, organizada que proporcionou a busca de sugestões, projetos como alternativos para a melhoria da competitividade da IES privada de pequeno e médio porte, objeto de pesquisa. E, com base na pesquisa de campo, completada com a CPA (interna), em março e abril de 2013, analisou-se a realidade da pequena IES (Instituições de Ensino Superior), bem como a observação de sua influência no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) local. A pesquisa de campo abordou em conjunto: à aplicação de questionário, aplicação de entrevistas complementares por meio da metodologia CATI (por telefone) e individualmente, a representantes da comunidade local, alunos e ex-alunos da FAIT (Faculdade Aliança); já a Avaliação Institucional foi realizada pelo sistema on-line, através de Web Survey, aos alunos e funcionários da FAIT (Faculdade Aliança). A princípio, buscou-se compreender a realidade e o cenário da avaliação da Educação Superior brasileira no que se refere à pesquisa e a real fase que constitui o estabelecimento da pequena Faculdade, no município e região, instituição de ensino superior localizada na região do Centro Oeste-Goiano. Os resultados realizados na pequena IES-FAIT, ao comparar com a pesquisa apresentada pela ABMEIS (2013) sugerem maior cuidado e apoio a permanência das pequenas IES privadas, nos municípios, que estão instaladas, tendo em vista a importância dessas no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mesmo diante das dificuldades financeiras que enfrentam. Pois, é nítida a influência das PMIES (Pequena e Média Instituição de Ensino Superior) ao desenvolvimento local e regional, com tendência a aumentar a renda per capita e econômica de cada região, a onde estão instaladas.
Abstract: The study aims to investigate questions that hinder the growth of small HEIs (Higher Education Institutions). Through field research and institutional evaluation, we sought to compare the results obtained in an evaluation process in the academic community and local, interpreting the reality of small IES-private, located in the interior of Goiás, FAIT (Alliance School), there are 07 (seven) years operates in the field of higher education, as PMIES, with an approximate capacity of 300 students enrolled. This paper compares the standards and guidelines of the National Assessment of Higher Education Institutions System - SINAES / CONAES, from the data collected and analysis by research conducted by ABMES, between the years 2013-2014, and by analysis of research authors like Ristoff and Sobrinho. The analysis began with the lifting of qualitative comparative profile, matching the CPA's (committee for assessment) internal and external of the same HEI (2013), as well as bibliographic data and documentaries, which provided the mapping references and the reality of small private institution in the city of Itaberaí. Then made up his own field research HEIs (Higher Education Institutions) in 2014, through a detailed, organized that provided the search suggestions, projects as alternative to improve the competitiveness of private small IES and midsize, research object. And, based on field research, completed the CPA (internal) in March and April 2013, analyzed the reality of small HEIs (Higher Education Institutions) and the observation of its influence in the IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) (Index Human Development) site. The field research addressed together: the questionnaire, application of complementary interviews by CATI methodology (by telephone) and individually, the representatives of the local community, students and alumni of FAIT (Alliance College); already Institutional Evaluation was carried out by the online system through Web Survey, students and employees FAIT (Alliance College). At first, we tried to understand the reality and the assessment of the scenario of Brazilian higher education in relation to research and the actual phase is the establishment of the small college, in the city and region, higher education institution located in the Central region west Goiano. The results achieved in small IES-FAIT, when comparing to research presented by ABMEIS (2013) suggest greater care and support the permanence of small private HEIs in the municipalities, which are installed in view of the importance of these in the IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) (Index Human development), despite the financial difficulties they face. For it is clear the influence of PMIES (Small and Medium Higher Education Institution) to local and regional development, with a tendency to increase per capita income and economic of each region, where they are installed.
Palavras-chave: Pequena e Media Instituição de Ensino Superior (PMIES); Ensino Superior Privado; Pesquisa de Campo a Avaliação Institucional; FAIT (Faculdade Aliança); A influência socioeconômica do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Small and Medium Higher Education Institution (PMIES); Private Higher Education; Field Research Institutional Evaluation; FAIT (Alliance College); The socioeconomic impact of the IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) (Human Development Index).
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Direito e Relações Internacionais::Curso de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento
Citação: Leles, Celia Alves de. A REALIDADE DA PEQUENA EMPRESA DE MÉDIO PORTE DO ENSINO SUPERIOR FACULDADE ALIANÇA NO MUNICÍPIO DE ITABERAÍ.. 2015. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3446
Data de defesa: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento

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