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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação funcional da violência em uma escola municipal de Goiânia/GO.
Autor: Cerqueira, Fernanda dos Santos 
Primeiro orientador: Neves, Sônia Maria Mello
Primeiro membro da banca: Baia, Fábio Henrique
Segundo membro da banca: Coelho, Cristiano
Resumo: Este estudo teve como objetivo realizar avaliação funcional por meio de diferentes metodologias visando identificar e descrever episódios de violência em uma Escola Municipal de Goiânia- GO. O estudo foi divido em três fases: 1) Análise Documental; 2) Aplicação de Questionários e 3) Observação Direta. Na fase 1 o livro de ocorrências foi analisado afim de identificar, classificar e descrever os comportamentos violentos e não violentos (indisciplinares), além de identificar a frequência de ocorrência dos mesmos, e seus antecedentes e consequentes. O total de 136 ocorrências foram registradas sendo 67 episódios considerados não violentos e 69 violentos. Dentre os comportamentos violentos registrados, “agredir fisicamente” obteve maior frequência com 31 ocorrências e entre os comportamentos não violentos a maior ocorrência foi de “não realizar tarefas” com 20 episódios. O antecedente mais frequente foi “desentendimento com o colega” (4 registros), e o consequente foi “encaminhado à coordenação” (7 registros cada). A fase 2 de Aplicação dos Questionários, teve como objetivo identificar o que alunos, professores e funcionários da escola relatam sobre alguns aspectos da violência escolar. Participaram dessa fase 270 alunos, 14 professores e 15 funcionários. Como resultados podemos verificar que a maioria dos alunos (93%), professores (100%) e funcionários (80 %) já observaram algum tipo de violência na escola; o tipo de violência mais relatadas pelos alunos foi o “bullying” (68%), e a “agressão verbal” foi relatada pelos professores (93%) e funcionários (67%). Cerca de 50% dos alunos, professores e funcionários afirmam haver alguma atividade sobre violência na escola e também afirmaram sentirem-se seguros na escola. Sobre as relações interpessoais na escola, os professores percebem-nas como ruins, tanto a relação entre alunos (67%), como a relação entre professores e alunos (44%). Na fase 3 utilizou-se a Observação Direta com gravações áudio visuais de 6 alunos e 10 professores objetivando: elaborar categorias comportamentais dos professores e dos alunos com comportamentos apropriados e inapropriados para verificar se há diferença entre os dois grupos de alunos quanto ao número de comportamentos apropriados e inapropriados, identificar se há diferença nos tipos de categorias comportamentais consequentes dos professores na relação professor aluno e calcular a frequência das diferentes categorias comportamentais dos professores que aparecem como estímulos antecedentes e/ou contexto dado as categorias dos comportamentos apropriados e inapropriados dos alunos, além de identificar a frequência de diferentes tipos de categorias comportamentais dos professores que ocorrem após os comportamentos dos alunos, apontando as mais frequentes. No que se refere aos comportamentos inapropriados, observou-se maior frequência nos alunos problema (196) comparativamente aos alunos comportados (112). Quanto às consequências emitidas pelos professores, observamos grande índice de “Nenhuma Consequência” e o antecedente com maior frequência foi o “Explicar”. O comportamento mais emitido pelos alunos foi a “Interação com o Colega/inapropriada”, e os consequentes emitidos pelos professores foi “Responder” no grupo de alunos comportados e o “Advertir”, no grupo de alunos problema. Nas três fases da pesquisa foi possível observar que os professores para a maioria das ocorrências não liberam consequências dado os comportamentos emitidos pelos alunos, tanto para comportamentos apropriados como inapropriados, identificando assim a necessidade de intervenção que se pautada nos dados obtidos através da avaliação funcional pode produzir mudanças eficazes no comportamento violento.
Abstract: The present study had the objective of conducting a functional evaluation using different methodologies to identify and describe violent episodes in a municipal school in Goiania, Brazil. This study was divided into three phases: 1) Document Analysis; 2) Questionnaires and 3) Direct Observation. In phase 1, we analyzed the school’s incident book to identify, classify, and describe violent and non-violent behaviors (nondisciplinary), and identified their frequency of occurrence as well as antecedents and consequences. In total, 126 incidents were recorded, 67 of which were considered nonviolent and 69 that were considered violent. Among the violent recorded behaviors, “physical aggression” was the most frequent with 31 occurrences; among nonviolent behaviors, highest occurrence was “not doing homework”, with 20 recorded episodes. The most frequent antecedent was “disagreement with a classmate” (4 incidents) and consequence was “sent to principal’s office” (7 incidents). Questionnaires in phase 2 had the goal of identifying what the school’s students, teachers and staff report about certain aspects of school violence. Fourteen teachers, 15 staff members and 270 students participated in this phase. Results show that most students (93%), teachers (100%) and staff (80 %) have observed some kind of violence at the school. The type of violence most reported by students was “bullying” (68%); teachers and staff reported “verbal aggression” (93% and 67%, respectively). About 50% of students, teachers, and staff reported some violence-related activities in school and stated they felt safe in the school. Regarding interpersonal relationships in the school, teachers have a negative perception in terms of relationship between students (67%), and between teachers and students (44%). In phase 2, we conducted Direct Observations with audiovisual recordings of 6 students and 10 teacher which had the following objectives: producing behavioral categories of teachers and students with appropriate and inappropriate behaviors to verify whether there is a difference between two groups of students in terms of number of appropriate and inappropriate behaviors; identifying whether there is a difference in the types of consequent behavioral categories of teachers in the student-teacher relationship and calculating the frequency of different behavioral categories of teachers that appear as antecedent stimulus and/or context for the categories of appropriate and inappropriate students’ behaviors; and identifying the frequency of different types of teachers’ behavioral categories that occur after students’ behaviors, pointing out the most frequent ones. Concerning inappropriate behaviors, they were more frequent by “problem students” (196), than “well-behaved students” (112). Regarding consequences emitted by teachers, we observed a high rate of “No Consequence" In all three phases of this research, we observed that teachers do not produce consequences for appropriate or inappropriate behaviors emitted by students. Thus, we identified a need for interventions based on data obtained from functional evaluations that may produce effective change on violent behaviors.
Palavras-chave: avaliação funcional, violência escolar, análise documental, questionários, observação direta
functional evaluation, school violence, document analysis, questionnaires, direct observation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Cerqueira, Fernanda dos Santos. Avaliação funcional da violência em uma escola municipal de Goiânia/GO.. 2016. [104 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3477
Data de defesa: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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