Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3493
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | HERALDO DA UTOPIA: O CANTO TRANSEUNTE DE CÉSAR VALLEJO. |
Autor: | Pereira, Aidenor Aires |
Primeiro orientador: | Reinato, Eduardo José |
Primeiro membro da banca: | Quadros, Eduardo Gusmão de |
Segundo membro da banca: | Freitas, Lena Castello Branco Ferreira de |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto o estudo da vida e obra de César Vallejo e como objetivo busca compreender os momentos transicionais da historia e da cultura da América Latina, a partir do olhar sobre a realidade peruana presentificada no discurso lírico de César Vallejo. Discute-se o choque/convivência: passado pré-colombiano em face do fenômeno colonizador e as indagações contemporâneas. Procura-se compreender as permanências dessas historicidades na construção de um discurso pós-colonial, liberado da utópica restauração da memória nostálgica, o éden do Tauantinsuyo, do assenhoramento dos marcos cristãos ocidentais e a trajetória existencial do poeta Cesar Vallejo. Desvelar seu discurso fronteiriço que acena pra diferentes mundos, diversas margens e abre horizontes, onde o poder de sua dicção literária inovadora contempla as identidades emergentes no continente, o hibridismo das suas convergências etno-culturais. Sua vida e a pujança de sua obra atravessam a alma latino-americana, estuam no Peru, de serra a costa, vão repercutir em canto generoso no velho mundo, em combate contra a opressão, levando a mensagem de uma feliz humanidade futura, pelo advento da utopia socialista. |
Abstract: | This dissertation has as its object the study of the life and work of César Vallejo and objective tries to understand the transitional moments in the history and culture of Latin America, from the look on the Peruvian reality granted in lyric discourse of César Vallejo. It discusses the shock/coexistence: pre-columbian past in the face of settler phenomenon and the contemporary questions. Seeks to understand the permanence of these historicidades in the construction of a post-colonial discourse, released from memory restore nostalgic, utopian Eden Tauantinsuyo, and the assenhoramento of the Western Christians and the trajectory of the existential poet Cesar Vallejo to unveil his speech to border beckons to different worlds, different banks and open horizons, where the power of his innovative literary diction contemplates the emerging identities on the Mainland, the hybridism of their ethno-cultural convergences. His life and the strength of his work through the Latin American soul, estuam in Peru, costa, chainsaw will resonate in generous corner in the old world, in fighting against oppression, taking the message of a happy future humanity, by the advent of the socialist utopia. |
Palavras-chave: | América Latina, pré-colombiano, Emergente, utopia, cultura, identidade humanidade, poesia. Latin America, pre-columbian, culture, identity, utopia, emerging humanity, poetry. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Citação: | Pereira, Aidenor Aires. HERALDO DA UTOPIA: O CANTO TRANSEUNTE DE CÉSAR VALLEJO.. 2015. [102 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3493 |
Data de defesa: | 2-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AIDENOR AIRES PEREIRA.pdf | Texto Completo | 783,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.