Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501
Tipo do documento: Dissertação
Título: A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
Autor: Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho 
Primeiro orientador: Machado, Lacy Guaraciaba
Primeiro membro da banca: Cândido, Gláucia Vieira
Segundo membro da banca: Lima, Maria de Fatima Gonçalves
Resumo: Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre o ensino da literatura, no Ensino Médio, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa etapa da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dois dos livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo eles: Textos: leituras e escritas, (2008), de Ulisses Infante, e Novas Palavras, (2005), dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Ao estudarmos esses livros didáticos, selecionamos o Romantismo literário, entendido como estilo de época representativo, no material didático escolhido. Essa amostra é utilizada para observamos como se dá o diálogo entre o que fica disposto nos documentos oficiais e no livro selecionado pelo PNLD. O nosso pressuposto é o de que esses livros têm muito mais o objetivo predominante de explorar os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico, do que estudar a literatura como produção artística, como força criativa da imaginação, como manifestação simbólica verbalizada.
Abstract: This work aims to talk about the teaching of literature in high school, with reference to the National Curriculum Guide for this stage of basic education, the National Curricular Parameters for High School (PCNEM), the National Curricular Parameters (PCN+) and Guide lines National Curriculum for High School and two of the text books selected by the National Text book program (PNLD), namely: texts: Reading and writing, (2008), Infante Ulisses, and New words (2005), by authors: Emilia Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite and Severino Antonio. In studying these text books give emphasis to Romanticism, understood as representative period style. This sample, this being used to observe as is the dialogue between what is provided n the official documents and the book selected by the PNLD. Our assumption is that these books are much more prevalent in order to explore the historical facts of an era that influenced particular artistic movement, so the study of literature, the study of literature as artistic production, as creative force of imagination as symbolic manifestation verbalized.
Palavras-chave: Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares.
Curriculum. Literature. School. Text book.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho. A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.. 2012. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501
Data de defesa: 20-Dez-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cyl Miquelina Batista Carvalho Gedda.pdfTexto Completo585,52 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.