Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3530
Tipo do documento: | Tese |
Título: | RELAÇÕES ENTRE CULTURA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor: | Hidalgo, Kenia Ribeiro da Silva |
Primeiro orientador: | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
Primeiro membro da banca: | Duarte, Aldimar Jacinto |
Segundo membro da banca: | Zanatta, Beatriz Aparecida |
Terceiro membro da banca: | Rosa, Sandra Valéria Limonta |
Quarto membro da banca: | Sforni, Marta Sueli de Faria |
Resumo: | A pesquisa teve como objeto as concepções e as práticas pedagógicas de professores do ensino fundamental acerca da cultura e de seu papel no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Buscou-se esclarecer as seguintes questões: o que os professores do ensino fundamental compreendem como cultura? Que concepção de cultura expressam nessa compreensão? Que relações esses professores estabelecem entre cultura e aprendizagem no processo de ensino? Na fundamentação teórica foram utilizados conceitos de Raymond Williams acerca da cultura, de Pérez Gómez referente à cultura e escola, e de autores da teoria histórico-cultural como Vigotsky, Davydov, Leontiev, Hedegaard e Chaiklin, acerca da aprendizagem, mediação cultural e desenvolvimento humano. Realizou-se uma investigação qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu em duas escolas Ensino Fundamental II da rede pública municipal de ensino da cidade de Goiânia, tendo como participantes professores e gestores. A coleta dos dados foi por meio de entrevistas e observações das aulas e do contexto escolar. Os dados foram submetidos à análise qualitativa e categorização. Os resultados mostram que os professores pesquisados expressaram uma compreensão de cultura que desconsidera as condições concretas de sua produção e não compreendem esse conceito em sua complexidade. A maioria dos professores considera importante a articulação entre a cultura escolar e o contexto sociocultural dos alunos, entretanto, suas práticas pedagógicas ainda são fragmentadas, descontextualizadas e improvisadas, no que se refere a essa relação. |
Abstract: | The research had as object the conceptions and pedagogical practices of elementary school teachers about culture and its role in the teaching-learning process in the classroom. We attempted to clarify the following questions: what do elementary school teachers understand about culture? What conception of culture do they express in this understanding? Which relations teachers establish between culture and learning in the teaching process? In theoretical foundation were used Raymond Williams concepts about culture, Pérez Gómez related to culture and school, and authors of cultural-historical theory and Vygotsky, Davydov, Leontiev, Hedegaard and Chaiklin, about learning, cultural mediation and human development . We conducted a qualitative research through literature and field research. The field research took place in two Elementary Schools of the public schools in the city of Goiânia, with the participation of teachers and managers. Data collection was through interviews and observations of classes and the school context. The data were submitted to qualitative analysis and categorization. The results show that the teachers surveyed expressed an understanding of culture that disregards the concrete conditions of their production and do not understand this concept in its complexity. Most teachers consider the link between school scientific culture and the socio-cultural context of the students, however, their teaching practices are still fragmented, decontextualized and improvised, with regard to this relationship. |
Palavras-chave: | Cultura e educação escolar. Ensino e Aprendizagem. Desenvolvimento Humano. Ensino Fundamental. Culture and education. Teaching and learning. Human development. Elementary School. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Hidalgo, Kenia Ribeiro da Silva. RELAÇÕES ENTRE CULTURA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. [263 f.]. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3530 |
Data de defesa: | 2-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KÊNIA RIBEIRO DA SILVA HIDALGO.pdf | Texto Completo | 2,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.