Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3535
Tipo do documento: Tese
Título: TENSÕES E PERSPECTIVAS DA REDE FEDERAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DO IF GOIANO NOS CAMPI CERES E RIO VERDE - GOIÁS
Autor: Boaventura, Geisa d'Ávila Ribeiro 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Terceiro membro da banca: Sobrinho, Moisés Domingos
Quarto membro da banca: Erthal, Virgilio Jose Tavira
Resumo: Este estudo teve o propósito de compreender o processo em curso de transformação do campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, na expressão da realidade dos campi Ceres e Rio Verde. Neste trabalho foi analisada a configuração do campo da Rede Federal de EPT na realidade do IF Goiano, no contexto da política de criação e constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por meio da compreensão das tensões e disputas de poder (material e simbólico) existentes na relação entre os níveis médio/técnico e superior. As perguntas orientadoras foram: Como a valorização do subcampo/nível superior teria chegado ao ponto de desqualificar o nível médio/técnico, passando a expressar não mais uma totalidade que levou à luta pelo ensino médio integrado à educação profissional e que resultou na conquista do Decreto 5.154/04? Até que ponto as disputas entre os níveis médio/técnico e superior e os desacordos presentes nas prioridades institucionais passam pelo privilegiamento do segundo e secundarização do primeiro?Foram levantados os elementos organizadores do campo da educação profissional dentro da instituição, na direção da tensão entre o subcampo nível médio/técnico e o subcampo nível superior, os habitus dos agentes que conformam o campo social estudado e os sentidos atribuídos ao campo pelos professores e gestores acerca da implantação dos institutos, com relação às propostas para os dois níveis. Para atender aos objetivos propostos, tomou-se como referência a transformação dessa instituição por meio da Lei nº 11.892/2008, de criação dos institutos federais e o contexto de sua promulgação advindo da expansão da Rede Federal de EPT. Como fundamentação teórico-metodológica, buscou-se o método praxiológico de Pierre Bourdieu, no qual os conceitos teóricos poder simbólico, campo social, habitus e prática são centrais para a compreensão da realidade. Nessa direção, foi feito um levantamento exploratório do lócus social a ser estudado, por meio de referências bibliográficas e do estudo das prescrições legais e dos documentos que regem a instituição. A investigação empírica foi realizada pelo levantamento de dados numéricos e de entrevistas com os agentes sociais professores e gestores dos campi selecionados, além do reitor e pró-reitores. A coleta de dados permitiu identificar que o campo educacional e científico do IF Goiano apresenta elementos, princípios, propriedades e habitus que apontam para as contradições e acordos presentes na relação entre os níveis de ensino analisados. Os agentes entrevistados foram professores e gestores dos campi Ceres e Rio Verde, sendo 6 gestores da gestão central do Instituto, reitor e pró-reitores, além dos 2 diretores-gerais dos campi. Do total de professores de cada campus, 121 de Rio Verde e 93 de Ceres, foram entrevistados 10% de cada um, ou seja, 12 de Rio Verde e 10 de Ceres. Os resultados encontrados nesta pesquisa apontam que, apesar de na legislação ambos os níveis terem suas normas e diretrizes a serem seguidas e, de acordo com isso, a alocação de recursos que atende a cada um, há uma tendência de maior valorização do subcampo/nível superior, caracterizada pela disputa entre os agentes-professores em relação à carga horária maior destinada às atividades de pesquisa, o que de certa forma favorece o trabalho neste nível, fortalecendo a prática no ensino superior e na pós-graduação, paralelamente à desvalorização do subcampo/nível médio-técnico. Essa luta faz parte da representação dos professores e gestores, expressa no poder simbólico presente nos diferentes habitus e práticas que demonstram que o subcampo/nível superior confere mais status e prestígio, tanto aos docentes quanto aos alunos. Evidencia-se também o sentido presente entre os agentes do campo, que é a verticalização como caminho para a articulação entre os níveis de ensino, na direção da diminuição das tensões entre eles.
Abstract: This study aimed to understand the on going transformation process of the professional and technological education (EPT), starting from the experience of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, related to expression of the reality in campus Ceres and Rio Verde. This research analyzed the configuration of federal EPT network field in IF Goiano reality, taking into account the policy context of creation and constitution of the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia through understanding the tensions and power struggles (material and symbolic)that occur on relationship between average level / technical and high level. The guiding questions were: How the subfield / upper level appreciation would have disqualified the average - technical level, expressing no more a whole which led the struggle for high school integrated into education and that resulted in the conquest of Decree 5.154 / 04? To what extent, disputes between middle - technical and higher levels and disagreements present in the institutional priorities are the privileging of the second and undervaluation of the first? Organizing elements of the professional education field have been raised within the institution toward the tension between the subfield mid-level / technical and subfield higher level, the habitus of the agents that make up the studied social field and the meanings attributed to the field by teachers and managers about implementation of the institutes, in relation to the proposals for both levels. In order to meet the proposed goals, this institution transformation by Law No. 11,892 / 2008 was taken as reference. This law is related to creation of federal institutions and the context of its enactment arising from the expansion of the EPT federal network. As theoretical and methodological basis, it was used the praxeological method of Pierre Bourdieu, in which the theoretical concepts symbolic power, social field, habitus and practice are relevant to understand the reality. In this direction, an exploratory survey of the social locus to be studied was done, by using references and study of legal requirements and documents that govern the institution. Empirical research was conducted through a survey of numerical data and interviews with social workers teachers and managers of selected campus, besides rector and pro-rectors. Data collection allowed you to identify that IF Goiano educational and scientific field has elements, principles, properties and habitus which point to the contradictions and present agreements on the relationship between education levels analyzed. Teachers and managers from campi Ceres and Rio Verde were interviewed, including 6 managers of the central management of the Institute, rector and pro-rectors, in addition to two general directors of campi. Among total of teachers from each campus, 121 come from Rio Verde and 93 come from Ceres. 10% each, were interviewed that is, twelve from Rio Verde and ten from Ceres.The results related to this study show that, although legislation into both levels have their rules and guidelines to follow and according to that, the allocation of resources that caters to each, there was a trend toward greater appreciation of the subfield / higher level characterized by the dispute among teachers in relation to a largest workload aimed at research activities, which somehow favors the work at this level, strengthening the practice in higher education and post graduation, parallel to the devaluation of the subfield / medium - technical level. This struggle is part of the representation of teachers and managers, demonstrated in symbolic power that is present in different habitus and practices which demonstrate that the subfield / higher level gives more status and prestige both the teachers and the students. It also highlights the sense present among field agents, which is the vertical integration as the way to the articulation among education levels toward the reduction of tensions among them.
Palavras-chave: Educação profissional. Poder simbólico. Campo. Habitus.
Professional Education. Symbolic power. Field. Habitus.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Boaventura, Geisa d'Ávila Ribeiro. TENSÕES E PERSPECTIVAS DA REDE FEDERAL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DO IF GOIANO NOS CAMPI CERES E RIO VERDE - GOIÁS. 2016. 209 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3535
Data de defesa: 4-Ago-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEÍSA D´ÁVILA RIBEIRO BOAVENTURA.pdfTexto Completo1,78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.