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Tipo do documento: Dissertação
Título: DA TRANSGRESSÃO DAS PALAVRAS AO CAOS DO SER EM OTELO, DE WILLIAM SHAKESPEARE, E ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES
Autor: Bollella, Andrea de Paula Soares 
Primeiro orientador: Nascimento, Maria Teresinha Martins do
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Maria Aparecida
Segundo membro da banca: Correia, Paulo Petronilio
Resumo: A pesquisa traz uma abordagem da transgressão do ser vivendo em meio ao caos, como efeito estético provocado pelos sentimentos mais sombrios e monstruosos como ciúme, egoísmo, inveja, entre outros. Os objetos Otelo, de William Shakespeare, e Anjo negro, de Nelson Rodrigues, foram escolhidos de maneira acurada para trazer à baila, pelo método comparativo, a dissimulação das ações dos protagonistas que revelam seus afetos e desafetos. O desejo deixa os personagens Otelo e Ismael embaraçados em seu próprio ego. Os ritmos dos acontecimentos são tensos, com reflexos de morte, num palco de possibilidades pelo viés das palavras. Nas cenas, os comportamentos dos personagens mostram contrastes entre amor e ódio. A origem da situação dramática parte do interior do ser que se perde em si e mergulha em um labirinto sem saída. Os referenciais teóricos que nos deram base para o estudo foram Carvalhal, Bataille, Sartre, Freud, Marvin Carlson, Bradley, Bakhtin, entre outros. Assim, as peças em análise comparativa exibem estórias cheias de intrigas, traições, desejo transgressor de sentimentos, num cenário de guerra interior que sugere ser reflexo da condição humana.
Abstract: The research brings a approach about a transgression of the protagonists living in the chaos, as aesthetic effect caused by the darkest and monstrous feelings like jealousy, selfishness, envy, among others. The objects Othello, William Shakespeare, and Black angel, Nelson Rodrigues, were chosen accurately to bring up the comparative method, concealment of the actions of the protagonists who reveal their affections and disaffected. The desire leaves the characters Othello and Ishmael tangled in his own ego. The rhythms of events are tense, with death consequences on a stage possibilities for bias of words. In the scenes, the behavior of the characters show contrasts between love and hate. The origin of the dramatic situation of the interior of the being that is lost to you and plunges into a maze with no exit. The theoretical references that gave the basis for the study were Carvalhal, Bataille, Sartre, Freud, Marvin Carlson, Bradley, Bakhtin, among others. Thus, the pieces in comparative analysis show filled stories of intrigue, betrayal, desire transgressor of feelings in an internal war scenario that suggests that reflection of the human condition.
Palavras-chave: Caos. Dissimulação. Labirinto. Sentimentos. Transgressão.
Chaos. Dissimulation. Feelings. Maze. Transgression.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Bollella, Andrea de Paula Soares. DA TRANSGRESSÃO DAS PALAVRAS AO CAOS DO SER EM OTELO, DE WILLIAM SHAKESPEARE, E ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES. 2016. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3542
Data de defesa: 28-Oct-2016
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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