Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBollella, Andrea de Paula Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5265425915798598eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Teresinha Martins do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762eng
dc.contributor.referee1Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176eng
dc.contributor.referee2Correia, Paulo Petronilio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1801687030702050eng
dc.date.accessioned2016-11-18T13:56:57Z-
dc.date.issued2016-10-28-
dc.identifier.citationBollella, Andrea de Paula Soares. DA TRANSGRESSÃO DAS PALAVRAS AO CAOS DO SER EM OTELO, DE WILLIAM SHAKESPEARE, E ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES. 2016. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3542-
dc.description.resumoA pesquisa traz uma abordagem da transgressão do ser vivendo em meio ao caos, como efeito estético provocado pelos sentimentos mais sombrios e monstruosos como ciúme, egoísmo, inveja, entre outros. Os objetos Otelo, de William Shakespeare, e Anjo negro, de Nelson Rodrigues, foram escolhidos de maneira acurada para trazer à baila, pelo método comparativo, a dissimulação das ações dos protagonistas que revelam seus afetos e desafetos. O desejo deixa os personagens Otelo e Ismael embaraçados em seu próprio ego. Os ritmos dos acontecimentos são tensos, com reflexos de morte, num palco de possibilidades pelo viés das palavras. Nas cenas, os comportamentos dos personagens mostram contrastes entre amor e ódio. A origem da situação dramática parte do interior do ser que se perde em si e mergulha em um labirinto sem saída. Os referenciais teóricos que nos deram base para o estudo foram Carvalhal, Bataille, Sartre, Freud, Marvin Carlson, Bradley, Bakhtin, entre outros. Assim, as peças em análise comparativa exibem estórias cheias de intrigas, traições, desejo transgressor de sentimentos, num cenário de guerra interior que sugere ser reflexo da condição humana.eng
dc.description.abstractThe research brings a approach about a transgression of the protagonists living in the chaos, as aesthetic effect caused by the darkest and monstrous feelings like jealousy, selfishness, envy, among others. The objects Othello, William Shakespeare, and Black angel, Nelson Rodrigues, were chosen accurately to bring up the comparative method, concealment of the actions of the protagonists who reveal their affections and disaffected. The desire leaves the characters Othello and Ishmael tangled in his own ego. The rhythms of events are tense, with death consequences on a stage possibilities for bias of words. In the scenes, the behavior of the characters show contrasts between love and hate. The origin of the dramatic situation of the interior of the being that is lost to you and plunges into a maze with no exit. The theoretical references that gave the basis for the study were Carvalhal, Bataille, Sartre, Freud, Marvin Carlson, Bradley, Bakhtin, among others. Thus, the pieces in comparative analysis show filled stories of intrigue, betrayal, desire transgressor of feelings in an internal war scenario that suggests that reflection of the human condition.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2016-11-18T13:56:57Z No. of bitstreams: 1 ANDREA DE PAULA SOARES BOLLELLA.pdf: 780399 bytes, checksum: f57285085c4cc98840dd8e44bddb0ae4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-18T13:56:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDREA DE PAULA SOARES BOLLELLA.pdf: 780399 bytes, checksum: f57285085c4cc98840dd8e44bddb0ae4 (MD5) Previous issue date: 2016-10-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10563/ANDREA%20DE%20PAULA%20SOARES%20BOLLELLA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCaos. Dissimulação. Labirinto. Sentimentos. Transgressão.por
dc.subjectChaos. Dissimulation. Feelings. Maze. Transgression.eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASeng
dc.titleDA TRANSGRESSÃO DAS PALAVRAS AO CAOS DO SER EM OTELO, DE WILLIAM SHAKESPEARE, E ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUESeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREA DE PAULA SOARES BOLLELLA.pdfTexto Completo762,11 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.