Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3542
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bollella, Andrea de Paula Soares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5265425915798598 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Maria Teresinha Martins do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8206433968369762 | eng |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Maria Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2329167623085176 | eng |
dc.contributor.referee2 | Correia, Paulo Petronilio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1801687030702050 | eng |
dc.date.accessioned | 2016-11-18T13:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-28 | - |
dc.identifier.citation | Bollella, Andrea de Paula Soares. DA TRANSGRESSÃO DAS PALAVRAS AO CAOS DO SER EM OTELO, DE WILLIAM SHAKESPEARE, E ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES. 2016. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3542 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa traz uma abordagem da transgressão do ser vivendo em meio ao caos, como efeito estético provocado pelos sentimentos mais sombrios e monstruosos como ciúme, egoísmo, inveja, entre outros. Os objetos Otelo, de William Shakespeare, e Anjo negro, de Nelson Rodrigues, foram escolhidos de maneira acurada para trazer à baila, pelo método comparativo, a dissimulação das ações dos protagonistas que revelam seus afetos e desafetos. O desejo deixa os personagens Otelo e Ismael embaraçados em seu próprio ego. Os ritmos dos acontecimentos são tensos, com reflexos de morte, num palco de possibilidades pelo viés das palavras. Nas cenas, os comportamentos dos personagens mostram contrastes entre amor e ódio. A origem da situação dramática parte do interior do ser que se perde em si e mergulha em um labirinto sem saída. Os referenciais teóricos que nos deram base para o estudo foram Carvalhal, Bataille, Sartre, Freud, Marvin Carlson, Bradley, Bakhtin, entre outros. Assim, as peças em análise comparativa exibem estórias cheias de intrigas, traições, desejo transgressor de sentimentos, num cenário de guerra interior que sugere ser reflexo da condição humana. | eng |
dc.description.abstract | The research brings a approach about a transgression of the protagonists living in the chaos, as aesthetic effect caused by the darkest and monstrous feelings like jealousy, selfishness, envy, among others. The objects Othello, William Shakespeare, and Black angel, Nelson Rodrigues, were chosen accurately to bring up the comparative method, concealment of the actions of the protagonists who reveal their affections and disaffected. The desire leaves the characters Othello and Ishmael tangled in his own ego. The rhythms of events are tense, with death consequences on a stage possibilities for bias of words. In the scenes, the behavior of the characters show contrasts between love and hate. The origin of the dramatic situation of the interior of the being that is lost to you and plunges into a maze with no exit. The theoretical references that gave the basis for the study were Carvalhal, Bataille, Sartre, Freud, Marvin Carlson, Bradley, Bakhtin, among others. Thus, the pieces in comparative analysis show filled stories of intrigue, betrayal, desire transgressor of feelings in an internal war scenario that suggests that reflection of the human condition. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by admin tede ([email protected]) on 2016-11-18T13:56:57Z No. of bitstreams: 1 ANDREA DE PAULA SOARES BOLLELLA.pdf: 780399 bytes, checksum: f57285085c4cc98840dd8e44bddb0ae4 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-18T13:56:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDREA DE PAULA SOARES BOLLELLA.pdf: 780399 bytes, checksum: f57285085c4cc98840dd8e44bddb0ae4 (MD5) Previous issue date: 2016-10-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10563/ANDREA%20DE%20PAULA%20SOARES%20BOLLELLA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Caos. Dissimulação. Labirinto. Sentimentos. Transgressão. | por |
dc.subject | Chaos. Dissimulation. Feelings. Maze. Transgression. | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | eng |
dc.title | DA TRANSGRESSÃO DAS PALAVRAS AO CAOS DO SER EM OTELO, DE WILLIAM SHAKESPEARE, E ANJO NEGRO, DE NELSON RODRIGUES | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDREA DE PAULA SOARES BOLLELLA.pdf | Texto Completo | 762,11 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.