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Tipo do documento: Dissertação
Título: Área verde na escola: uma exploração na cidade de Imperatriz
Autor: Santos, Gledson Weslley Pereira 
Primeiro orientador: Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar
Primeiro membro da banca: Santos, Gleys Ially Ramos dos
Segundo membro da banca: Silva Jr, Nelson Jorge da
Resumo: O meio ambiente é essencial à vida humana. E o homem, assim como outras espécies, faz parte do meio ambiente. Embora, por parte dos homens, essa relação tenha se mostrado de forma antropocêntrica traz na atualidade o exigente desafio da preservação e sustentabilidade socioambiental. Identifico a escola como uma instituição importante para contribuir no processo de mudar a forma utilitária e gerencial que o homem tem com o meio ambiente. Mas como as escolas estão caminhando para isso? Um dos fatores que retrata esse processo são as áreas verdes na estrutura física das escolas (árvores, hortas, jardins). Assim objetivou-se caracterizar e analisar as áreas verdes de escolas públicas do município de Imperatriz considerando as propostas do “Marco Zero da Escola”, e sua relação com a população escolar. Além de fazer um levantamento dessa área verde, da temperatura nas salas de aula, do número de árvores, horta e jardins. O desenho metodológico é de uma pesquisa observacional, descritiva, de levantamento, documental, bibliográfico e quantitativo. A coleta nos permitiu observar: o número de alunos e professor por sala; as áreas totais, áreas construídas e áreas verde ou livre; a caracterização da área verde; e conforto térmico. E assim descrever a escola pública de Imperatriz – MA com uma população relativamente alta para área construída, implicando em uma possível aglomeração em espaços pequenos, mesmo apresentando uma área total correspondente a demanda atual. Identifico que há possibilidades de ampliação da área verde, pois tem uma grande área livre. Essa área livre apresenta-se com pouco verde, ou seja: poucas árvores, uma a cada 227m² da área total; poucas hortas e desativadas; e pequenos jardins descuidados. Há uma cobertura vegetal basicamente de “mato” com pouca grama. Além desta realidade, ainda evidencia-se o fato de que várias escolas não têm área verde, sendo a área total igual à área construída. O conforto térmico é estabelecido por ar condicionado e ventiladores com grande consumo de energia elétrica e mostraram-se insuficientes para adequação da temperatura nas salas de aulas que são em média 30ºC equivalentes a temperaturas dos pátios, longe de propiciar conforto térmico adequado. Concluo que o espaço identificado pela pesquisa reflete a diminuição de ações educativas para o meio ambiente nas escolas. A escassez dessas ações na escola mostra que o meio ambiente não é prioridade e também não o colocam em lugar de igualdade as demais áreas do conhecimento. Isso trás consequências incalculáveis, pois formam pessoas distantes de uma concepção socioambiental e contribui para manter uma visão antropocêntrica de uma sociedade sem os valores ambientais. Diante dessa realidade, somado a postura das gestões educacionais e dos governos, de cancelar as politicas públicas que favorecem a educação ambiental por meio de disciplina específica, apresentando apenas diretrizes educacionais no âmbito da transversalidade e interdisciplinaridade. Consideramos importante que a ciência da natureza seja representada com um componente curricular obrigatório, em caráter provisório, para uma avaliação, e depois discutir uma proposta que se alinhe a nossas necessidades e cultura.
Abstract: The environment is essential to human life. The man as well as other species, is part of the environment. Although, by men, this relationship has been shown in anthropocentric way, so brings today the demanding challenge of conservation and environmental sustainability. Identify the school as an important institution to contribute to the process of changing the utilitarian and managerial way that man has with the environment. But how schools are moving towards that? One of the factors that depict this process is the green areas in the physical structure of the schools (trees, vegetable gardens, gardens). Thus it aimed to characterize and analyze the green areas of public schools in Imperatriz municipality considering the proposals of the "Ground Zero School" and its relationship with the school population. In addition to making a survey of the green area, the temperature in the classrooms, the number of trees, vegetable garden and gardens. The study design is an observational study, descriptive survey, documentary, bibliographic and quantitative. The collection allowed us to observe: the number of students and teachers per class; the total areas, built areas and green areas or free; the characterization of the green area; and thermal comfort. So describe the public school Imperatriz - MA with a relatively high for construction area population, implying a possible clustering in small spaces, even with total area corresponding to current demand. Identify that there are possibilities of expanding the green area, because it has a large free area. This free area presents with little green, i.e. few trees, one every 227m² of the total area; few gardens and disabled; and small careless gardens. There is vegetation, basically bush, with little grass. Besides this fact, still it is evidenced the fact that many schools do not have green area, with a total area equal to the built area. Thermal comfort is provided by air conditioning and fans with high energy consumption and proved to be insufficient for adequate temperature in classrooms that are on average 30°C equivalent to temperatures of yards away to provide adequate thermal comfort. I conclude that the space identified by the survey reflects the reduction of educational activities to the environment in schools. The scarcity of these actions at school shows that the environment is not a priority and also not put in place equality other areas of knowledge. This brings incalculable consequences, because people form far from a socio-environmental design and contribute to maintain an anthropocentric vision of a society without environmental values. Given this reality, added the posture of educational administrations and governments, to cancel the public policies that promote environmental education through specific discipline, presenting only educational guidelines within the transversality and interdisciplinarity. We consider it important that the science of nature is represented with a compulsory curricular component, provisionally, for an evaluation, then discuss a proposal that aligns to our needs and culture.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Área Verde, Escolas
Environment, Green Area, Schools.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
Citação: Santos, Gledson Weslley Pereira. Área verde na escola: uma exploração na cidade de Imperatriz. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3548
Data de defesa: 10-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

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