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Tipo do documento: Tese
Título: MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932 NO BRASIL: O ACONTECIMENTO, O DISCURSO E OS DISPOSITIVOS DE VERDADE
Autor: Alencar, Cristiene de Paula 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Segundo membro da banca: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Terceiro membro da banca: Castro, Raimundo Márcio Mota de
Quarto membro da banca: Costa, Magda Suely Pereira
Resumo: Este trabalho inserido na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, propõe, por meio de uma pesquisa qualitativa de base bibliográfica, realizar uma leitura crítica-reflexiva do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil de 1932, à luz do pensamento de Anísio Teixeira, um de seus 26 Signatários, e do filósofo Michel Foucault, a partir do recorte ACONTECIMENTO, DISCURSO (formação e anunciação) e VERDADE, expresso pelos seus dispositivos de verdade. O Manifesto tem se constituído historicamente como temática relevante e recorrente em termos de investigações no campo da educação brasileira, com o propósito de lançar sobre ela novas luzes compreensivas e interpretativas consideradas um marco estrutural e político na história da Educação Brasileira. Pretende-se, nesta tese, verticalizar as análises, tendo como questão norteadora o papel dos dispositivos de verdade, por nós selecionados, “Pioneiros” e “Educação Nova”, procurando desvelar seus sentidos a partir de sua enunciação pelo célebre educador baiano, Anísio Teixeira. O corpus teórico foi constituído pelas contribuições de Foucault (1986, 1996,1997, 2002, 2003), Ghiraldelli Jr (2003), Ianni (1978, 1992, 2003), Saviani (2012, 2013a,2013b), Monarcha (1989), Cury (1988, 2001, 2007), dentre outros. O corpus empírico foi constituído por um balanço bibliográfico temático investigativo acerca das teses e dissertações em educação 2005-2015 (Fonte: BDTD) e a produção intelectual de Anísio Teixeira 1920-1934 (Fonte: Biblioteca Virtual Anísio Teixeira-UFBA, 03 Obras Literárias-1928,1934a e 1934b; 04 Periódicos-1924,1930, 1932a e 1932b; 02 Discursos - 1924 e 1931; 02 Relatórios- 1925 e1928; 02 Textos Inéditos- 1925 e 1927; 01 Folheto- 1925; 01 Tradução- 1930. Todo o aporte teórico-bibliográfico foi avaliado à luz da metodologia de análise de conteúdo (FRANCO, 2008). As principais conclusões apontaram o Manifesto como acontecimento circunstanciado por uma determinada conjuntura histórico-políticopedagógica. A hipótese desta pesquisa de compor este discurso formulado a partir de dois dispositivos de verdade, “Pioneiros” e “Educação Nova”, presentes no interior do discurso do Manifesto, foi comprovada. Como dispositivos, estruturam os sentidos apreendidos nas obras bibliográficas 1920-1934 de Anísio Teixeira. O dispositivo “Educação Nova”, iluminado pelas ideias liberais modernas, é mais recorrente no sentido de tornar a Verdade do Discurso uma enunciação política legítima.
Abstract: The paper review part of Education Research, Society and Culture, proposed by a qualitative research bibliographic database to perform a critical-reflective reading of the Manifest of New Educativo Pioneers in 1932 Brazil, according to Teixeira, one of his 26 Signatories and philosopher Michel Foucault analyze as HAPPENING, SPEECH (training and annunciation) and TRUTH as expressed by their real devices. This is an important and recurring theme in terms of research in the field of Brazilian education in order to launch new comprehensive and interpretive lights because, considered a structural and political in the history of Brazilian Education. The aim in this thesis, verticalization of the analyzes with the guiding question the role of real devices, we selected, "Pioneers" and "New Education", his senses in order to make it legitimate, as set out by the famous Bahian educator Teixeira. The theoretical corpus was made up of the contributions of Foucault (1986, 1996, 1997, 2002, 2003), Ghiraldelli Jr (2003), Ianni (1978, 1992, 2003), Saviani (2012, 2013a, 2013b), Monarcha (1989), Cury (1988, 2001, 2007), among others. The empirical corpus consisted of an investigative theme bibliographical balance on theses and dissertations in education 2005-2015 (Source: BDTD) and intellectual production Teixeira 1920-1934 (Source: Virtual Library Teixeira-UFBA), 03 Literary- 1928,1934a and 1934b; 04 Periodicals-1924,1930,1932a and 1932b; 02 Speeches- 1924 and 1931, 02 Reports-e1928 1925; 02 Texts Unpublished- 1925 and 1927, 01 Brochure- 1925; 01 Translation- 1930. All theoretical and bibliographic contribution was assesed by content analysis methodology (FRANCO, 2008). The main findings pointed to the Manifest as detailed event by a particular historical-politicaleducational environment. The hypothesis of this research to compose this formulator speech, two truths devices "Pioneers" and "New Education" present in the Manifesto of the speech was proven. As devices, structured way seized in bibliographical works of 1920-1934 Teixeira. The device "New Education" enlightened by modern liberal ideas is more recurrent in making the Truth Discourse a legitimate political enunciation.
Palavras-chave: Manifesto; Discurso; Pioneiros; Educação Nova; Anísio Teixeira; Reconstrução Nacional.
Manifesto; Speech; Pioneers; New Education; Teixeira; Educational Reconstruction.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Alencar, Cristiene de Paula. MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932 NO BRASIL: O ACONTECIMENTO, O DISCURSO E OS DISPOSITIVOS DE VERDADE. 2016. 187 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3557
Data de defesa: 31-Aug-2016
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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