Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3558
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Goiás é Bom Demais!” - O marketing como potencializador da invenção de uma identidade
Autor: Coutinho, Decio Tavares 
Primeiro orientador: Santos, Benedito Rodrigues dos
Resumo: Esta dissertação trata da importância do marketing como um possibilitador para a construção de uma identidade de um território revalorizando e umbricando neste processo a dimensão simbólica do local como fator estratégico. Por meio da valorização ou revalorização da dimensão simbólica e da gestão do patrimônio cultural, essa ferramenta pode ser inovadora, se partir sempre do pressuposto de que o homem é o ator principal do seu processo e que sua identidade só será autêntica se for respeitada integralmente a sua cultura. Estudar e analisar quais imagens do Estado de Goiás já foram anteriormente construídas e quais estão sendo propostas pelo nosso referencial etnográfico, o projeto “Goiás é Bom Demais!” com suas principais estratégias e forças possibilitadoras de transformações que resultam em reposicionamentos positivos de imagem de espaços goianos, é um dos objetivos principais deste trabalho. Assim esta proposta almeja em última instância analisar as influências do projeto “Goiás é Bom Demais!”, referencial em estudo, na criação e recriação de uma nova identidade do Estado de Goiás.
Abstract: This dissertation is about the importance of the marketing as a key to build an identity of a territory, revalorizing and mixing in this process, the simbolic dimension of the local as a estrategic factor. Using the valorization and the revalorization from simbolic dimension and from the cultural heritage management, this tool could be new, if we think the man as a principal actor of the process and his identity will only be autentic if be integrally respect in his culture. To study and to analize which Goiás State images have been earlier built and which ones are been proposed by our etnografic referencial, the “Goiás é Bom Demais!” project, with its principal estrategies and capable strength of tranformation that results in positive replacing of regionals areas. As this way, this proposal look at, in last instance, to analise the influences of the “Goiás é Bom Demais!” project, used in this study, in the criation and recriation of a new identity in Goiás State.
Palavras-chave: Marketing, Dimensão simbólica, identidade.
marketing, simbolic dimension, identity.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia::Curso de Arqueologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural
Citação: Coutinho, Decio Tavares. “Goiás é Bom Demais!” - O marketing como potencializador da invenção de uma identidade. 2005. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3558
Data de defesa: 17-Mai-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Decio Tavares Coutinho.pdfTexto Completo1,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.