Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3561
Tipo do documento: Dissertação
Título: O REGIME PUNITIVO DO EDUCAR: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS
Autor: Gomes, Sandra Mara Batista 
Primeiro orientador: Sugizaki, Eduardo
Primeiro membro da banca: Brzezinski, Iria
Segundo membro da banca: Teixeira, Rafael Saddi
Resumo: Nesta dissertação de mestrado em educação, busca-se reunir elementos para uma reflexão sobre a educação pública oferecida pelo Estado de Goiás à sua população. Busca-se ainda articular teoricamente aquilo que os processos sociais dissociam e apartam, a oferta de ensino público a todos sem distinção. Propõe-se que, por diversos meios – militarização das escolas estaduais, gestão compartilhada com Organizações Sociais (OSs) e repressão aos movimentos de contestação à política de governança da educação pública formal – o que se faz é submeter e docilizar, ao invés de formar para a autonomia e/ou a emancipação. Esse é o fio condutor da discussão que compõe o primeiro capítulo, no qual sequer aparece o termo socioeducação. Ele surge apenas a partir do segundo capítulo para se evidenciar a sua visceral apartação em relação à educação que se entende por pública. Com o mergulho neste sistema punitivo, dito socioeducativo, procura-se, por diversas vias, abordar a marginalização das classes mais pobres, em especial a dos que estão enquadrados na categoria de “jovens em conflito com a lei”, categoria que se procura desconstruir. Essa marginalização social associada às formas autoritárias de governo, aceitas e aplaudidas por parte da sociedade, opera-se na forma do apoio à militarização das escolas públicas e às medidas punitivas e de recrudescimento da legislação que rege o sistema dito educativo – como a redução da maioridade penal. O apoio constitui-se com traços de um fascismo que se mantém nas bases das sociedades ocidentais. Traços que também se revelam na quase total falta de comoção social em relação ao que acontece com os jovens mais pobres, privados de quase tudo, inclusive da liberdade de ir e vir. É disso que trata o último capítulo da dissertação. Afinal, para defender os interesses desses jovens e/ou salvaguardar suas vidas, não há nenhum sinal de movimentos sociais, nem mesmo parecidos com aqueles apresentados no primeiro capítulo que se dão em defesa da chamada educação pública. São jovens e adolescentes expostos ao risco de morte em instituições que legalmente têm o dever de protegê-los e oferecer-lhes a mesma educação pública que supostamente é oferecida a todos indistintamente. Os jovens ficam esquecidos tanto pelo poder público como por grande parte da sociedade. É exatamente esse abandono que os expõe a diversos riscos e contribui para a configuração dos traços fascistas a que o trabalho faz referência. Embora não haja o assassínio direto, esse fracionamento define quem deve viver e quem pode morrer. Neste trabalho, faz-se uma reflexão acerca disso e de como a educação pública em Goiás vem contribuindo para o fortalecimento ou não desses fatores.
Abstract: In this thesis, product of a Master’s in Education, we seek to gather elements for a reflection about the public education offered by the state of Goiás to its population. We also seek to theoretically join the elements which the social processes dissociate and separate, in other words, the public teaching to all the people, without distinction. We suggest that, through various manners – such as the militarization of public schools, the shared management with Social Organizations (SOs) and the repression made over the movements of contestation to the governance politics towards the formal public education – people are submitted and made docile, instead of being formed to have autonomy and/or be emancipated. Such is the conductive wire of the discussion of the first chapter, in which the term correctional education doesn’t appear. The term comes up only from the second chapter on and we demonstrate its essential separation from that education which is understood as public. As we immerse in the punitive system, also called correctional education, we seek by many ways to approach the marginalization of the poorest classes. Related to that, we give special attention to the category “young people in conflict with law”, and try to deconstruct it. Such social marginalization is associated to the authoritarian government forms, which are accepted and applauded by a part of the society. The marginalization is made through the support for the militarization of public schools and the support for measures of punishment and of recrudescence of the law which rules over the so called educational system – such as the reduction of the criminal responsibility. The support is composed by vestiges of a fascism which remains in the very basis of Occidental societies. The vestiges are also perceived in the almost complete lack of social commotion related to what happens with the poorest young people. They lack almost everything, even the liberty to come and go. This is the subject of the last chapter of the thesis. After all, to defend the interests of the young people and/or protect their lives, there is no sign of social movement, not even one resembling those presented in the first chapter made in defense of the public education. The young people and teenagers are exposed to death risks, in institutions which are legally obligated to protect them and offer them the same public education supposedly offered indistinctly to all the people. The young people are forgotten by the Public Power and by a big part of the society. It is exactly such an abandonment what exposes them to several risks and contributes to the arrangement of the fascist vestiges to which this thesis alludes. Although there is no direct murder, the division defines who must live and who can die. In this work, we reflect over this statement and over how the public education in Goiás is contributing or not to the strengthening of the referred factors.
Palavras-chave: Educação pública, Goiás, socioeducação, fascismo.
Public education, Goiás, correctional education, fascismo.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Gomes, Sandra Mara Batista. O REGIME PUNITIVO DO EDUCAR: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS. 2016. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3561
Data de defesa: 13-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA MARA BATISTA GOMES.pdfTexto Completo2,36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.