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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3567
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Escrita expressiva e bem-estar emocional |
Autor: | Spirandelli, Luciane Alberto dos Reis ![]() |
Primeiro orientador: | Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar |
Resumo: | A expressão emocional tem sido associada a implicações na qualidade de vida física e psicológica das pessoas. Este estudo teve como objetivo principal verificar efeitos da escrita expressiva sobre o bem-estar psicológico, utilizando o paradigma de Pennebaker. O outro objetivo foi verificar a relação entre o estilo lingüístico e a mudança do nível de ansiedade e humor. Os 94 participantes foram designados a uma de duas condições: escrever sobre trauma ou planos para o dia. Cada participante realizou, individualmente, seis sessões ao todo: quatro consecutivas, uma, sete dias após a quarta sessão e a última, trinta dias após a quinta sessão.Três medidas de ansiedade e humor foram coletadas: no início da primeira sessão e nas quinta e sexta sessões. O grupo controle apresentou resultados semelhantes ao grupo experimental. No grupo experimental, o uso de palavras referentes a emoções e o relato na primeira pessoa do singular foram relacionados à melhora no humor, mas não na ansiedade. Os resultados indicaram que a escrita expressiva não demonstrou eficácia quanto à mudança de humor e ansiedade para a maioria dos participantes, mas há características da escrita de uma vivência traumática que influenciam o bem-estar emocional. |
Abstract: | The expression of emotion has been related to physical and psychological quality of life. The present study investigated the effects of expressive writing on the psychological well-being, using Pennebaker’s writing paradigm. Another goal consisted in examining the relation between linguistic style and changes in anxiety and mood. The 94 subjects were randomly assigned to write on 4 consecutives days about either traumatic experiences or plans for the day for. Each participant took part in six individual writing sessions: four on consecutive days, one seven days after the fourth session and the last one, thirty days after the fifth session. Three measures of anxiety and mood was obtained: on the first day before the intervention and on the fifth and sixth session. The control group showed similar results compared with the experimental. In the experimental group, the use of words related to emotions and the narrative in the first person singular was linked to better mood, but not to less anxiety. Results indicate that expressive writing was ineffective for mood and anxiety for most of the participants, although there are characteristics of writing about an emotionally significant topic that influence psychological well-being. |
Palavras-chave: | Expressão emocional, bem-estar psicológico, paradigma de Pennebaker. Expression of emotion, psychological well-being, Pennebaker’s writing paradigm. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
Citação: | Spirandelli, Luciane Alberto dos Reis. Escrita expressiva e bem-estar emocional. 2005. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3567 |
Data de defesa: | 30-Set-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Luciane Alberto dos Reis Spirandelli.pdf | Texto Completo | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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