Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Adalgisa Regina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8541702435399060eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1325885198833301eng
dc.contributor.referee1Rey, Fernando Luis González-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8317820386729646eng
dc.contributor.referee2Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430eng
dc.date.accessioned2016-12-14T13:21:00Z-
dc.date.issued2001-06-01-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Adalgisa Regina. A formação de conceitos no cotidiano da sala de aula de uma escola religiosa. 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia Pontifícia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3572-
dc.description.resumoO estudo apresentado enfoca a formação de conceitos a partir da análise das interações entre as professoras e os alunos da 3ª série do ensino fundamental em contextos diferentes na própria instituição de ensino religioso da rede privada de Goiânia. A pesquisa desenvolveu-se em duas situações: em uma sala comum (todos os alunos) com a professora regente e outra na sala de recuperação paralela (com um número restrito de alunos considerados defasados em seus processos de aprendizagem) com outra professora. Investigou-se a intervenção do professor na formação de conceitos novos para a construção do conhecimento do aluno, bem como a utilização dos conceitos espontâneos da criança na formação de conceitos escolares na sala de aula. Procedeu-se à investigação através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental ( do organograma e do estatuto da instituição) e pesquisa de campo, através de gravações em vídeo retiradas das aulas. Os recortes foram realizados a partir de contextos de significação. Cada professora e coordenadora foram entrevistadas, para uma melhor compreensão de seus objetivos e de seus padrões interativos. Com base nas dinâmicas das aulas e interações das professoras com os alunos, as análises interpretativas evidenciaram que, nessa escola, os valores religiosos caracterizaram-se como um importante canalizador na formação de conceitos. Concluiu-se que os processos que envolveram a formação de conceitos apoiados na unidade valores − cognição − afeto − emergiram de forma diferenciada pelas professoras na complexa rede de aspectos que participaram das situações de ensino-aprendizagem.eng
dc.description.abstractThis paper focuses on the formation of concepts based on the analysis of different ways of interaction between teachers and students of the third grade of junior hight school in a private school. The research was developed in two situations: 1- in a common classroom with all the students and their teacher; 2- in a classroom used for special classes to students considered to be slow-learners, with another teacher. The teacher’s role in the formation of new concepts towards the construction of the student’s knowledge and the use of spontaneous concepts formulated by the children themselves were the subject-matter of the research, which was based on books, documents and videorecordings. Teachers and supervisor were interviewed in order to allow a satisfactory comprehension of their aims and interactive patterns. As far as classes and interactions between teachers and students are concerned, the analysis reinforced that the religious values were an important way of criating concepts. We came to the conclusion that the processes of criating concepts−supported by values, cognition and affect−presented different aspects, involving teacher’s performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2016-12-14T13:21:00Z No. of bitstreams: 1 Adalgisa Regina Teixeira.pdf: 741442 bytes, checksum: 081f05bf11bd855ac58dcde4e8cc784e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-14T13:21:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adalgisa Regina Teixeira.pdf: 741442 bytes, checksum: 081f05bf11bd855ac58dcde4e8cc784e (MD5) Previous issue date: 2001-06-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10684/Adalgisa%20Regina%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentDepartamento de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUCGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsino Fundamental-
dc.subjectFormação de conceitos-
dc.subjectAlunos-
dc.subjectCognição-
dc.subjectAfeto-
dc.subjectEnsino-aprendizagem-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleA formação de conceitos no cotidiano da sala de aula de uma escola religiosaeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adalgisa Regina Teixeira.pdfTexto Completo724,06 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.