Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, José Izecias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5274160110549924eng
dc.contributor.advisor1Santana, Márcia de Alencar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943004402164784eng
dc.contributor.referee1Silveira, Augusto Fleury Veloso da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1715274200631735eng
dc.contributor.referee2Silva, Margot Riemann Costa e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0720255910463552eng
dc.date.accessioned2017-01-20T10:58:06Z-
dc.date.issued2011-08-08-
dc.identifier.citationOliveira, José Izecias de. COMPORTAMENTO DA DESIGUALDADE SOCIAL FRENTE AO DESEMPENHO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA “DÉCADA DA EDUCAÇÃO”. 2011. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3578-
dc.description.resumoO objetivo principal do trabalho é analisar o comportamento da desigualdade brasileira, em especial no período compreendido entre 1997 e 2007, conhecido como “década da educação”. O propósito consiste em desenvolver, de forma empírica e conceitual, uma abordagem das relações causais entre educação e desigualdade. Percebe-se que a desigualdade social e sua associação com a educação tem sido objeto de estudo de um variado leque de áreas do conhecimento, apresentando trabalhos importantes provenientes das mais variadas áreas do saber. O caso brasileiro do fenômeno, que ao longo do tempo se manifestou historicamente inabalável, situando-se entre os mais elevados patamares de injustiça do mundo, tem sua manifestação na perversa distribuição de renda, e vêm provocando as mais diferenciadas reações. Alguns pesquisadores classificam o tema como o maior e mais complexo problema do país, enquanto grande parte da população o vê com perturbadora naturalidade. O fato é que, das implicações decorrentes da globalização, destaque se faz a uma maior atenção à desigualdade entre a humanidade no planeta, tornando a questão ainda mais instigante de estudos para assegurar as bases de um desenvolvimento sustentável e duradouro. O caminho percorrido passa pelo descortinamento do fenômeno, calcado no cenário de evolução da pobreza no limiar do século, quando se faz uso, dentre outros, das principais medidas de desigualdade. A seguir, contempla-se o panorama do desempenho educacional, exposto a partir da teoria do capital humano e suas taxas de retorno educacional, quando é apresentada a “corrida de Tinbergen”, na virada do milênio. Finalmente, a análise do papel da educação no comportamento da desigualdade situa, na denominada “década da educação”, sua expansão e heterogeneidade, as funções de bem-estar social, conhecidas como dominâncias de primeira e segunda ordem de Lorenz, algumas simulações contrafactuais, além de considerações sobre o papel do salário mínimo e dos programas de transferência de renda.eng
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the behavior of the Brazilian inequality, during the period from 1997 to 2007, also known as the “education decade”. The purpose consists of developing, from an empiric and conceptual way, a causal relation approach between education and inequality. It is noticed that social inequality in association to education has been an object of study in a wide rage of different fields of knowledge, such as Economy, Social Science, Education, Psychology, and among others. The Brazilian case, which has been declared unshakable throughout history, is based on a perverse unequal income distribution, and has provoked all sorts of reactions. Some researchers classify the subject as the biggest and the most complex problem of this country, whereas the majority of the people regard it as a disturbing natural thing. The fact is that, due to globalization, which has widely shown the inequality among humanity, the issue has become even more instigated, therefore studies must be carried out to ensure a sustainable and long lasting development. The first step taken in order to do this investigation was to uncover the phenomenon, based on the scenery of the evolution of poverty at the threshold of the century, as well as when the most principal unequal measures were taken. Next, it is discussed the panorama of the educational performance from human capital theory and its education’s rates of return, when Tinbergen's race is presented in the turn of the century. Finally, it is made an analysis of the role of the education in the inequality behavior, from its expansion and heterogeneity, from the social welfare functions, also known as Lorenz and the first and second order stochastic dominances, from some counterfactual simulations, besides some considerations about the role of the minimum salary and the income transfer programs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-01-20T10:58:06Z No. of bitstreams: 1 Jose Izecias de Oliveira.pdf: 93614430 bytes, checksum: 4cdd8e70790b73844c791af5fd2d59cc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-20T10:58:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Izecias de Oliveira.pdf: 93614430 bytes, checksum: 4cdd8e70790b73844c791af5fd2d59cc (MD5) Previous issue date: 2011-08-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10708/Jose%20Izecias%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicaseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDesigualdade, pobreza, heterogeneidade educacional.por
dc.subjectinequality, poverty, educational heterogeneityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleCOMPORTAMENTO DA DESIGUALDADE SOCIAL FRENTE AO DESEMPENHO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA “DÉCADA DA EDUCAÇÃO”eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Izecias de Oliveira.pdfTexto Completo91,42 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.