Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3584
Tipo do documento: Dissertação
Título: JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI
Autor: Souza, Leila Santana Nascimento 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Resumo: O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa envolvendo jovens Kalunga, estudantes do nível médio de ensino e faz parte da linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós Graduação em Educação. Os jovens investigados são oriundos da comunidade Kalunga de Tinguizal, pertencente ao município de Monte Alegre-GO. O propósito foi apreender o universo sócio-cultural em que esses jovens estão inseridos, suas trajetórias escolares e as diversas estratégias utilizadas por eles para permanecerem na instituição escolar. Para essa finalidade, realizou-se uma investigação utilizando a pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo estruturou-se mediante a aplicação de três técnicas: a) aplicação de questionário (família e jovens); b) observação assistemática; c) entrevista com oito jovens (dois homens e seis mulheres), todos estudantes Kalunga da rede pública de ensino . As informações obtidas revelam como esses jovens vivem a condição juvenil, os universos culturais nos quais transitam, suas relações com as instituições socializadoras e o significado da escolarização formal (ensino médio) para eles. Para os jovens pesquisados, a concepção ser jovem é amplamente variável e são diversos os modos de compreender essa fase da vida que de modo geral está ligada a aspectos positivos. A educação e o trabalho são valores inquestionáveis para a vida dos jovens Kalunga. O núcleo familiar tem grande valor em suas vidas, e a cultura é fortemente marcada por uma intensa tradição religiosa católica. Ser Kalunga está presente no seu cotidiano, nas diversas relações, nos seus discursos e nas suas vidas. O objetivo final da pesquisa é também contribuir para que sejam ampliados os estudos sobre juventudes e educação no Brasil e fornecer subsídios para políticas públicas voltadas para a juventude.
Abstract: The present work is the result of a research trial involving young people of Kalunga’s community, students of high school and it’s part of the line of research Education, Society and Culture of the program of Post-Graduation in Education. The young people in question are arising from the community of Kalunga de Tinguizal, belonging to Monte Alegre – GO. The purpose was to apprehend the socio-cultural universe they are in, their school journeys and the strategies they use to remain in the school. For this purpose, it carried out an investigation using a bibliographical and a field research. The field research structured itself in the application of three techniques: a) application of questionnaires (family and young); b) a non systematic observation; c) interviews with eight young people (two men and six women), all Kalunga students of public system of education. The information had reveal how these young people live the children condition, the cultural universes they live in, their relationship with the institutions and the meaning of the formal education (high school) for them. For the researched, the conception of being young is variable and there are many ways of comprehension of this phase of life and it is almost always related to good things. Education and work are unquestionable values for their life. The family nucleus has a great value in their life and the culture is based in a strong catholic tradition. To be a Kalunga is present on their routine, on their many relationships and on their life. The final objective of this research is help on the enlargement of the studies about youth and education in Brazil and supply subsidies for public politics focused on this youth.
Palavras-chave: jovens, escola, cultura.
Young, school, culture.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Souza, Leila Santana Nascimento. JOVENS KALUNGA DE TINGUIZAL: ESCOLA, CULTURA E CONDIÇÃO JUVENI. 2008. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3584
Data de defesa: 18-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILA SANTANA NASCIMENTO SOUZA.pdfTexto Completo11,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.