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Tipo do documento: Tese
Título: Efeito de consequências e regras na obediência às Leis: um modelo experimental
Título(s) alternativo(s): Effect of consequences and rules in obedience of Laws: an experimental model
Autor: Lôbo, Marina Rúbia Mendonça 
Primeiro orientador: Simonassi, Lorismario Ernesto
Primeiro membro da banca: Coelho, Cristiano
Segundo membro da banca: Heck, Elisa Tavares Sanabio
Terceiro membro da banca: Ferreira, Adegmar José
Quarto membro da banca: Lourenço, Cláudia Luiz
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi relacionar princípios básicos da Psicologia Comportamental com o Direito, mais precisamente o Direito Penal, através de um conjunto de cinco experimentos a fim de se observar conceitos como reforço, extinção, punição, escolha/preferência e controle instrucional e o intercâmbio com a legislação criminal brasileira, em esquema de razão variável. Participaram dos experimentos estudantes universitários da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), sem experiência com a tarefa experimental, de ambos os sexos e idades entre 18 e 35 anos. No Experimento I, quatro participantes foram expostos a sete condições experimentais, onde as densidades de reforço foram probabilisticamente definidas como 0,05 e 0,5 em uma situação de escolha concorrente. Os resultados do Experimento I confirmam que a densidade de reforço controlou o comportamento de escolha, e quando há diferença na densidade dessas duas escolhas, o operando com maior densidade de reforço foi preferido. No Experimento II, quatro participantes foram expostos a onze condições experimentais, onde foi observado se os participantes respondiam sob o controle da regra apresentada (Não tocar) ou do reforço contingente especificado nas Fases (0,05 x 0,5). A variabilidade no responder encontrada na Fase IV pode ter sido determinada pela densidade de reforço e pela introdução da regra. No Experimento III, oito participantes, divididos em Grupo 1 e Grupo 2, foram expostos a sete condições experimentais, onde buscou-se observar se o controle consequencial pode se sobrepor às instruções apresentadas na Fase III. A regra não foi suficiente para controlar o comportamento dos Pp1, Pp3 e Pp4 do Grupo 1 e dos Pp1, Pp2, Pp3 e Pp4 do Grupo 2, talvez pela alta densidade de reforço apresentado (1 x 0,1). No Experimento IV, quatro participantes foram expostos a sete condições experimentais, onde foi investigado de que forma a manipulação da densidade de reforço (extinção, 0,1 e 1) exerceu controle na distribuição das respostas, e de que forma a história passada e reforçamento do presente puderam ser variáveis determinantes da quebra de regras. Aqui, como seguir a regra significava deixar de ganhar reforçadores, os participantes preferiram quebra-la, ganhando pontos que foram convertidos em dinheiro. No Experimento V, quatro participantes foram expostos a sete condições experimentais para investigar, em situações concorrentes, se o controle comportamental é exercido pelas regras apresentadas ou pela consequenciação (punição e reforço). Todos os participantes preferiram distribuir suas respostas no círculo azul, ficando sob o controle consequencial tanto do reforço (p=1 azul) quanto da punição, já que para se evitar a perda de pontos, o participante tinha que escolher responder no operando azul. Observou-se ao final dos experimentos realizados que as regras não foram capazes de manter o comportamento dos participantes. Falando contingencialmente, os SDs (as regras) dependem das consequências (S+ ou S-) para serem seguidas (obedecidas). Desta feita, mudar as regras não será suficiente para diminuir a criminalidade, mas junto a ela, disponibilizar reforços para comportamentos socialmente adequados.
Abstract: The objective of this study was to relate basic principles of Behavioral Psychology with Law, more specifically the Criminal Law, through a set of five experiments in order to observe concepts as reinforcement, extinction, punishment, choice/preference and instructional control and the interchange with the Brazilian Criminal System, in a variable ratio schedule. The participants of the experiments were students of the Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO), without history in experimental tasks, of both sexes and ages between 18 and 35 years. In Experiment I, four participants were exposed to seven experimental conditions, where the reinforcement densities were defined as 0,05 and 0,5 in a situation of concurrent choosing. The results of Experiment I confirm that the reinforcement density controlled choosing, and when there were a difference in the density of these two choices, the operant with a larger density of reinforcement were preferred. In Experiment II, four participants were exposed to eleven experimental conditions, that observed if the participants responded under the control of the presented rule (Don´t touch) or under the reinforcement contingent (0,05 x 0,5). The variability found in Phase IV can be determined by the density of reinforcement and the introduction of the rule. In Experiment III, eight participants, divided in Group 1 and Group 2, were exposed to seven conditions, to observe if the consequential control can be overlapped by the instructions presented in Phase III. The rule was not enough to control the behavior of the Pp1, Pp3 and Pp4 of Group 1 and the Pp1, Pp2, Pp3 and Pp4 of Group 2, perhaps because of the high density of reinforcement (1 x 0,1). In Experiment IV, four participants were exposed to seven experimental conditions, where it was investigated how the manipulation of density of reinforcement (extinction, 0.1 and 1) exerted control in the distribution of responses, and how the past history and reinforcement might be determinants of breaking rules. Here, as following the rule meant to lose reinforces, participants chose to break it, gaining points that were converted into cash. Experiment V, four participants were exposed to seven experimental conditions to investigate, in concurrent situations, if the behavioral control is exercised by the rules presented or the consequences (punishment and reinforcement). All participants chose to distribute their responses in the blue circle, being under the consequencial control of both the reinforcement (p=1) as the punishment, since in order to avoid losing points, the participant had to choose to respond in the blue circle. It was observed at the end of the experiments held here that the rules were not able to maintain the behavior of participants. The SDs (the rules) depend on the consequences (S+ and S-) to be followed (obeyed). Changing the rules will not be enough to reduce crime, but with it, reinforce socially appropriate behaviors.
Palavras-chave: norma, escolha, reforço, punição, comportamento.
rule, choice, reinforcement, punishment, behavior.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Lôbo, Marina Rúbia Mendonça. Efeito de consequências e regras na obediência às Leis: um modelo experimental. 2016. 129 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3588
Data de defesa: 12-Set-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

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