Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Deuzélia Rosa Gomes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668818746510787eng
dc.contributor.advisor1Lima, Maria de Fátima Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911eng
dc.contributor.referee1Pinto, Divino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181eng
dc.contributor.referee2Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563eng
dc.date.accessioned2017-02-23T11:28:19Z-
dc.date.issued2016-11-22-
dc.identifier.citationSantos, Deuzélia Rosa Gomes dos. LITERATURA, IMAGINÁRIO E EFEITO ESTÉTICO EM A HISTÓRIA DA ARANHA LEOPOLDINA E A MOÇA TECELÃ. 2016. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3589-
dc.description.resumoNesta pesquisa discorremos e analisamos o imaginário através da construção, transformação e, ou desconstrução dos símbolos e mitos, bem como analisamos os ritmos e imagens possibilitando a realização do efeito estético no poema narrativo A História da Aranha Leopoldina de Ana Luísa Amaral e a narrativa poética A Moça Tecelã de Marina Colasanti. Para realização desta dissertação utilizou-se o método de pesquisa bibliográfico de forma analítico-dedutiva. Inicialmente, demonstramos a trajetória, construção e evolução da Literatura à Obra de Arte Literária. Em seguida, traçamos um panorama da Literatura Infantil da sua gênese à contemporaneidade, questionando sua existência enquanto subgênero da Literatura, gênero para um leitor específico ou subliteratura. Esse assunto foi tratado com suporte teórico dos críticos Nelly Novaes Coelho, Antonio Candido de Mello e Souza e Regina Zilberman. Apresentamos, também, as obras e suas autoras, corpora desta dissertação. Símbolos e mitos foram analisados na visão mitocrítica sob a égide da teoria do imaginário de Gilbert Durant e Gaston Bachelard a fim de compreendermos a questão da atualização mítica e sua influência no efeito estético. Os ritmos e as imagens, com suporte teórico de Paul Valéry e Octavio Paz, foram analisados como agente de sedução, como instrumento poético e como recursos significativos que acentuam e propiciam a ocorrência do efeito estético. Finalizando a pesquisa, relatamos três casos verídicos que evidenciam a concretização do efeito estético. A Teoria do Efeito Estético discutida neste trabalho foi fundamentada em Wolfgang Iser.eng
dc.description.abstractIn this research we analyze and analyze the imaginary through the construction, transformation and or deconstruction of the symbols and myths, as well as analyze the rhythms and images enabling the accomplishment of the aesthetic effect in the narrative poem The History of the Spider Leopoldina by Ana Luísa Amaral and the poetic narrative The Young Lady of Marina Colasanti. For the accomplishment of this dissertation the bibliographic research method was used in an analytic-deductive way. Initially we demonstrate the trajectory, construction and evolution of Literature to the Work of Literary Art. Next we draw an overview of Children's Literature; From its genesis to contemporaneity, questioning its existence as subgenre of literature, genre for a specific reader or subliterature. This subject is treated with theoretical support from the critics Nelly Novaes Coelho, Antonio Candido de Mello e Souza and Regina Zilberman. We also present the works and their authors, the body of this dissertation. Symbols and myths are analyzed in the mitochristic view under the aegis of the imaginary theory of Gilbert Durant and Gaston Bachelard in order to understand the question of mythic actualization and its influence on the aesthetic effect. The rhythms and images, with the theoretical support of Paul Valéry and Octavio Paz, are analyzed as an agent of seduction, as a poetic instrument and as significant resources that accentuate and favor the occurrence of the aesthetic effect. At the end of the research we report three real cases that show the concretization of the aesthetic effect. The Theory of Aesthetic Effect discussed in this paper was founded on Wolfgang Iser.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-02-23T11:28:19Z No. of bitstreams: 1 DEUZÉLIA ROSA GOMES DOS SANTOS.pdf: 1327993 bytes, checksum: dfa2bc86bfc7e25c56b4738151465c71 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-23T11:28:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEUZÉLIA ROSA GOMES DOS SANTOS.pdf: 1327993 bytes, checksum: dfa2bc86bfc7e25c56b4738151465c71 (MD5) Previous issue date: 2016-11-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10792/DEUZ%c3%89LIA%20ROSA%20GOMES%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEfeito estético na literatura infantil. Poema narrativo e imaginário. Imaginário na narrativa poética. Ritmo e imagens na literatura infantil. Ritmo na narrativa.por
dc.subjectAesthetic effect in children's literature. Narrative and imaginary poem. Imaginary in the poetic narrative. Rhythm and images in children's literature. Rhythm in the narrative.eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASeng
dc.titleLITERATURA, IMAGINÁRIO E EFEITO ESTÉTICO EM A HISTÓRIA DA ARANHA LEOPOLDINA E A MOÇA TECELÃeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEUZÉLIA ROSA GOMES DOS SANTOS.pdfTexto Completo1,3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.