Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Aline Cristina de Castro Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6939109721209688eng
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430eng
dc.contributor.referee1Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984eng
dc.contributor.referee2Silveira, Telma Aparecida Teles Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839973034762015eng
dc.date.accessioned2017-02-23T13:49:40Z-
dc.date.issued2016-11-04-
dc.identifier.citationLeite, Aline Cristina de Castro Garcia. INTERFACES ENTRE DESENHO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2016. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3595-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas e concepções de professores da Educação Infantil acerca da utilização do desenho como ferramenta de ensino e como forma de inserção das crianças no letramento. Teve como pressuposto a concepção de Educação Infantil como possibilitadora de acesso à criança aos conhecimentos sistematizados, contemplando as necessidades físicas, motoras, cognitivas, afetivas e emocionais da criança. Algumas questões deram origem à proposição desta pesquisa: Em que termos tem sido colocada a discussão da relevância das instituições de Educação Infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e estético das crianças? O desenho, como atividade utilizada na rotina destas instituições, tem sido pensado como potencializador do letramento e da inserção no universo letrado? Quais seriam as contribuições da teoria histórico-cultural em relação ao desenho e ao letramento? Em busca de respostas a essas questões, foi delineado um estudo visando uma aproximação sistemática à prática pedagógica no intuito de conhecer as concepções presentes e expressas por professores. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) Conhecer impressões de professores de Educação Infantil em exercício sobre como viam o papel do desenho nas práticas de ensino; b) Perceber como esses professores concebiam a ligação entre o desenho e o letramento; c) Indicar possibilidades de articulação pedagógica entre o desenho e o letramento visando o desenvolvimento pleno da criança, na perspectiva da teoria histórico-cultural. A pesquisa, de tipo qualitativa, utilizou a abordagem histórico-cultural. Foram utilizados como procedimentos de pesquisa: a) observação do trabalho de uma professora de uma Instituição pública de Educação Infantil com crianças entre quatro e cinco anos, em especial, na produção de desenhos e no trabalho com a linguagem escrita; b) entrevista com quatro professoras de Educação Infantil, uma delas atuando como coordenadora em uma segunda instituição de Educação Infantil. A entrevista com as professoras teve como objeto de investigação percepções delas acerca da utilização do desenho como atividade de ensino e forma de inserção das crianças no letramento. A pesquisa constatou que as professoras valorizam o desenho, realizam atividade com desenho mas, tendem a considerá-lo como treino de coordenação motora ou introdutório a noções matemáticas para o Ensino Fundamental. Foi apontada a relação com o letramento, mas não se verificou nas práticas das professoras e nos depoimentos formas de efetivação dessa relação. Foi ressaltado, na conclusão, a necessidade de reforço na formação continuada de professores.eng
dc.description.abstractThis research had as objective to analyze the practices and conceptions of teachers of Child Education about the use of drawing as a teaching tool and as a way of insertion of children in literacy. It was assumed that the conception of Early Childhood Education as a facilitator of access to the child to systematized knowledge, contemplating the physical, motor, cognitive, affective and emotional needs of the child. Some questions gave rise to the proposition of this research: In what terms has the discussion of the relevance of the institutions of Early Childhood Education for the cognitive, affective, moral and aesthetic development of children been placed? Has drawing, as an activity used in the routine of these institutions, been thought of as a potentiator of literacy and insertion in the literate universe? What are the contributions of historical-cultural theory in relation to drawing and literacy? In search of answers to these questions, a study was designed aiming at a systematic approach to the pedagogical practice in order to know the conceptions present and expressed by teachers. The following specific objectives were established: a) To know the impressions of teachers of Early Childhood Education on how they saw the role of drawing in teaching practices; B) To understand how these teachers conceived the connection between drawing and literacy; C) Indicate possibilities of pedagogical articulation between drawing and literacy aiming at the full development of the child, in the perspective of historical-cultural theory. The qualitative research used the historical-cultural approach. The following research procedures were used: a) observation of the work of a teacher of a public institution of early childhood education with children between four and five years, especially in the production of drawings and work with written language; B) interview with four teachers of Early Childhood Education, one of them acting as coordinator in a second institution of Early Childhood Education. The interview with the teachers had as an object of investigation their perceptions about the use of the drawing as an activity of teaching and the way of insertion of the children in the literacy. The research found that the teachers value the drawing, perform activity with design but, tend to consider it as training of motor coordination or introductory to mathematical notions for Elementary School. It was pointed out the relationship with literacy, but it was not verified in the practices of the teachers and in the testimonies forms of effectiveness of this relation. It was emphasized, in conclusion, the need for reinforcement in the continued formation of teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-02-23T13:49:40Z No. of bitstreams: 1 ALINE CRISTINA DE CASTRO GARCIA LEITE.pdf: 1193959 bytes, checksum: 1079a40ab092999e4ab37d2570e4452a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-23T13:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINE CRISTINA DE CASTRO GARCIA LEITE.pdf: 1193959 bytes, checksum: 1079a40ab092999e4ab37d2570e4452a (MD5) Previous issue date: 2016-11-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10790/ALINE%20CRISTINA%20DE%20CASTRO%20GARCIA%20LEITE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação infantil; desenho e letramento; teoria histórico-culturalpor
dc.subjectchild education; Drawing and literacy; Historical-cultural theoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleINTERFACES ENTRE DESENHO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE CRISTINA DE CASTRO GARCIA LEITE.pdfTexto Completo1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.