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Tipo do documento: Dissertação
Título: O CURSO DE PEDAGOGIA NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR): ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO (2010-2013)
Autor: Camargo, Vanda Francisco 
Primeiro orientador: Brzezinski, Iria
Primeiro membro da banca: Menezes Junior, Antônio da Silva
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Resumo: A presente dissertação versa sobre o curso de Pedagogia no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), com ênfase na análise de projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia (2010-2013). Definiu-se como objetivo analisar cinco projetos pedagógicos do curso de Pedagogia das Universidades Federais do Amapá, Bahia, Pará e Piauí, Estadual de Londrina, fomentados pela Capes à luz da legislação sobre políticas de formação de professores, que regulamenta os cursos regulares e emergenciais. Os objetivos específicos são: a) aprofundar estudos a respeito da concepção da formação inicial, reconstituindo a história de formação de professores no Brasil, tendo como marco temporal a década de 1920; b) revisitar a história do curso de Pedagogia no país, mediante análise da legislação educacional; c) elaborar o estudo comparativo dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia ofertados pelo Parfor e os dispositivos de políticas educacionais de formação do Pedagogo. A investigação é de abordagem qualitativa, teórica, com análise de conteúdo. O método de investigação é o materialismo histórico dialético com base nos ensinamentos de Marx (1988, 1 ed. 1867), Brzezinski (2011) e Paulo Netto (2011). A análise de conteúdo tem suporte teórico em Bardim (2004) e Franco (2005). O referencial teórico foi elaborado com base em eixos a seguir mencionados: a) formação inicial de professores em Tanuri (2000; 2003); Vaillant; Garcia (2012); Nóvoa (2002); b) formação de profissionais da educação com destaque para a formação do Pedagogo, com estudos embasados, particularmente, em: Aguiar et all (2006); Brzezinski (2006; 2007; 2011; 2014; 2015); Craveiro (2005); Dourado (2015); Osório (1992); Scheibe (2007). Os resultados apontam para uma diversidade de carga horária e formatos de ofertas (aulas semanais, aulas somente nos finais de semana, aulas somente noturnas, entre outros). Os estudos comparativos permitiram reconhecer convergências e divergências entre os PPC. Consta-se nesta investigação as semelhanças são reconhecidas no atendimento às orientações das Diretrizes Nacionais da Graduação em Pedagogia, particularmente na organização da matriz curricular do curso de Pedagogia. Destaca-se como ponto positivo, que esta investigação conseguiu constatar, a criação do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente (FEPAD). Quanto às convergências e divergências entre os PPC, os estudos comparativos permitem afirmar que os cinco foram organizados para formar o pedagogo com base de identidade na docência, em atendimento ao que preceituam as DCN/Pedagogia no Parecer CNE/CP n. 5/2005 e na Resolução CNE/CP n.1/2006. São convergentes ainda os cinco PPC quando oferecem como obrigatórios os Estágios Supervisionados em Educação Infantil e Ensino Fundamental, contudo, diferenciam-se pela carga horária atribuída a cada Estágio. Os Núcleos, de fato, são mencionados nos cinco PPC, mas não cumprem o papel articulador que pudesse revelar indícios de interdisciplinaridade e verticalidade de conhecimentos e de saberes entre os componentes curriculares como foi concebido pelas relatoras da DCN/Pedagogia. Como negativo de ordem mais geral que atinge todos os cursos de Licenciatura emergenciais presenciais é a formação em serviço sem direito à licença para formação e remuneração, que penaliza professores cursistas e professores formadores, retirando-lhes o direito ao descanso remunerado e a convivência com a família nos períodos de férias, finais de semana e feriados. Os pontos negativos reforçam o descaso dos governantes com a formação e valorização dos professores. Enquanto não houver participação dos entes Federativos e o desenvolvimento efetivo do regime de colaboração, os professores cursistas deverão arcar com recursos próprios para serem formados em nível superior no curso de Pedagogia e em outras Licenciaturas.
Abstract: The present work is about the Pedagogy within the National Teacher Education Plan of basic education (Parfor), stressing the pedagogical projects of the Pedagogy Courses (2010-2013). It was decided as objective to analyze five pedagogical projects of Pedagogy Courses at Federal Universities of Amapá, Bahia, Pará and Piauí, as well at the State University of Londrina, which has been fomented by Capes according to the legislation concerning teacher training policy that govern regular courses and emergency ones. The specifics goals are: a) to deepen studies about the understanding of initial formation, reconstructing the teacher training history in Brazil, since 1920; to revisit Pedagogy Course history in Brazil, by analyzing the education law; c) to draw up a comparative study of the pedagogical projects of the Pedagogy Courses offered by Parfor and educational law devices for training of pedagogue. The investigation is qualitative, theoretical, with content analysis. The method of investigation is dialectical historical materialism based on the teachings of Marx (1988, 1 ed., 1867), Brzezinski (2011) and Paulo Netto (2011). The content analysis has theoretical support in Bardim (2004) and Franco (2005). The theoretical reference has been elaborated based on the follow axes: a) initial teacher training in Tanuri (2000, 2003); Vaillant; Marcelo Garcia (2012); Nóvoa (2002); b) training of education professionals stressing on Pedagogic training, with studies based, in particular, on: Aguiar et al (2006); Brzezinski (2006, 2007, 2011, 2014, 2015); Craveiro (2005); Dourado (2015); Osório (1992); Scheibe (2007). The results indicate a diversity of workload and offer formats (weekly classes, classes only on weekends, evening classes, among others). Comparative studies have made it possible to recognize convergences and divergences between PPCs. It is found in this investigation that the similarities are recognized in the compliance with the guidelines of the National Guidelines for Graduation in Pedagogy, particularly in the organization of the curricular matrix of the Pedagogy course. As a positive point, this investigation was able to confirm the creation of the Permanent Forum Support of Teacher Training (FEPAD). Concerning convergences and divergences between the PPCs, the comparative studies allow us to affirm that the five were organized to form the pedagogue based on identity in teaching, in accordance with what is stated in the CNE / Pedagogy in the Opinion CNE / CP n. 5/2005 and Resolution CNE / CP n.1 / 2006. The five PPCs are also convergent when they offer as mandatory the supervised practice in Early Childhood Education and Elementary Education; however, they are different considering the workload assigned to each supervised practice. In fact, the centers are the most successful of the PPC, but do not fulfill the articulating role that can reveal evidence of interdisciplinarity and verticality of knowledge and knowhow among the curricular components as it was designed for rapporteurs of the DCN / Pedagogy. In general sense, as negative point, what reaches all the degree emergency classroom courses, it is the in-service training without the right to leave for training and remuneration, which penalizes teachers and training teachers, withdrawing the right to paid rest and spending time with family on holidays, weekends and days off. The negative points reinforce the neglect of the rulers concerning the training and valorization of the teachers. As long as there is no participation of the Federative entities and the effective development of the collaboration regime, the teachers in training will have to spend their own resources to be trained at a higher level in the course of Pedagogy and other degrees.
Palavras-chave: Curso de Pedagogia; Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica; Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.
Pedagogy Course; National Teacher Education Plan of Basic Education; Pedagogical Project of the Pedagogy Course.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Camargo, Vanda Francisco. O CURSO DE PEDAGOGIA NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR): ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO (2010-2013). 2016. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3596
Data de defesa: 29-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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