Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSiqueira, Osmarina Mota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909689116204274eng
dc.contributor.advisor1Reimer, Ivoni Richter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861371052102699eng
dc.contributor.referee1Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7675989840241378eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Sandra Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5393659202171494eng
dc.date.accessioned2017-03-07T12:46:01Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationSiqueira, Osmarina Mota. A dupla jornada de trabalho feminino: realidade, implicações e perspectivas. 2016. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3614-
dc.description.resumoNeste estudo, buscou-se investigar a dupla jornada de trabalho feminino − remunerado e doméstico − e as implicações desta, em vários aspectos, na vida de professoras de Educação Infantil, sob a perspectiva de gênero. Para se alcançar os objetivos pretendidos neste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica, na qual se obteve a contribuição de vários autores sobre: a inserção das mulheres no mercado trabalhista, a emancipação feminina, as mulheres na profissão docente, a desigualdade de gênero nas relações de trabalho, entre outros. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo, antecipadamente aprovada pelo Comitê de Ética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (CEP PUC Goiás), tendo como sujeitos professoras de dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), na cidade de Goiânia. Nesta pesquisa, utilizaram-se questionários como técnica de coleta de dados cujos resultados foram fundamentados na pesquisa bibliográfica realizada. Nesta pesquisa, analisaram-se também documentos relacionados à Educação Infantil no Brasil, bem como a Proposta Político-Pedagógica/2016 dos próprios CMEIs, onde se realizou a pesquisa de campo. Esta se desenvolveu com as abordagens qualitativa e quantitativa, como forma de explicitar melhor os seus resultados. Na análise dos dados obtidos, notou-se a extensa jornada de trabalho desenvolvida pelas professoras pesquisadas, envolvendo os dois espaços de trabalho, nos quais elas atuam no seu cotidiano. Ficaram evidentes, também, as implicações dessa dupla jornada sobre a saúde física e emocional da maioria das professoras pesquisadas. Diante dessa realidade, buscou-se refletir sobre perspectivas que possam alterar essa situação vivida não só pelas professoras de Educação Infantil, mas pela maioria das mulheres trabalhadoras nas mais variadas profissões.eng
dc.description.abstractIn this study, we sought to investigate the woman’s work double journey – paid and domestic - and the implications of this, in many ways, in the life of the Basic Education teachers, from a gender perspective. To achieve the intended objectives in this study, there was a bibliographic research, in which it was obtained the contribution of several authors on: the inclusion of women in the labor market, women's emancipation, women in the teaching profession, gender inequalities in labor relations, among others. In addition, a field survey was conducted, approved by the Ethics Committee of the Catholic University of Goiás (CEP PUC Goiás), whose subjects were teachers of two Early Childhood Municipal Centers (CMEIs) in the city of Goiania. In this research, questionnaires were used as data collection technique, and the results were based on the literature survey. In this research, documents were also analyzed related to Early Childhood Education in Brazil, as well as the Political- Pedagogical Propose/2016 in CMEIs, where field research was accomplished. This research was developed with qualitative and quantitative approaches, in order to better explain the results. In analyzing the data, the long work journey developed by the teachers surveyed, involving the two workspaces, in which they act in their daily lives. The implications of this double journey were also evident on physical and emotional health of the majority of the surveyed teachers. Before this reality, we sought to reflect on prospects that can change this situation experienced not only by the teachers of Early Childhood Education, but also by the majority of women workers in various professions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-03-07T12:46:01Z No. of bitstreams: 1 OSMARINA MOTA SIQUEIRA.pdf: 4332477 bytes, checksum: 90304efb39da6a8a4509330e9a496e31 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-07T12:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OSMARINA MOTA SIQUEIRA.pdf: 4332477 bytes, checksum: 90304efb39da6a8a4509330e9a496e31 (MD5) Previous issue date: 2016-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/10860/OSMARINA%20MOTA%20SIQUEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDupla jornada de trabalho. Docência feminina. Educação Infantil. Divisão sexual do trabalho.por
dc.subjectWork double journey. Women teaching. Child education. Work Sexual Division.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAeng
dc.titleA dupla jornada de trabalho feminino: realidade, implicações e perspectivaseng
dc.title.alternativeThe woman’s work double journey: reality, implications and perspectivespor
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OSMARINA MOTA SIQUEIRA.pdfTexto Completo4,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.