Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3630
Tipo do documento: Tese
Título: ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE DAVYDOV
Autor: Borges, Lucas Bernardes 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Segundo membro da banca: Zanatta, Beatriz Aparecida
Terceiro membro da banca: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Quarto membro da banca: Cunha, Jefferson Adriany Ribeiro da
Resumo: O ensino de Física, no contexto do Ensino Médio na educação brasileira, encontra-se em uma situação preocupante, uma vez que a maioria dos alunos alcança pouca aprendizagem e, consequentemente, apresenta dificuldade na incorporação dos conceitos estudados na escola à sua realidade. Esta pesquisa teve como objeto o ensino de Física e, tendo fundamentação teórica as ideias do autor russo Davydov, procurou responder à seguinte questão: quais contribuições da teoria de Davydov para melhorar a aprendizagem de conceitos de Física por alunos do Ensino Médio? Na busca da resposta foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, com professor e alunos do Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, de uma instituição pública federal situada no estado de Goiás. A pesquisa de campo consistiu em um experimento didático tendo como referência elementos da teoria de Davydov e como conteúdo as leis de Newton. Os dados foram obtidos por meio de observações do processo de ensino e aprendizagem nas aulas, entrevistas com alunos e professor, e diagnóstico da aprendizagem dos alunos. Na análise dos dados buscou-se indícios de mudanças na aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento dos alunos em relação ao conteúdo estudado. Concluiu-se que os alunos apresentam dificuldade em interiorizar conceitos e, ao serem confrontados com problemas concretos envolvendo as leis de Newton, tendem a permanecer utilizando conceitos de sua experiência cotidiana; entretanto, na atividade de estudo dessas leis, como conceito teórico, e tendo na tarefa ações que contemplam a sua experiência sociocultural, os alunos passaram a ter motivos para aprender a pensar teoricamente esses conceitos, ainda que nem todos tenham desenvolvido integralmente esse tipo de pensamento. Houve uma reorientação do processo de ensino e aprendizagem, visto que havia pouca interação e participação dos alunos nas aulas, bem como elevação do diálogo e interação de toda a turma em seu conjunto. Embora nem todos tenham alcançado integralmente a formação do pensamento teórico, todos obtiveram mudanças em seu modo de compreender as leis de Newton, estabeleceram ricas relações com seus contextos socioculturais, mostrando-se ativos na utilização desse conhecimento para orientar suas práticas sociais. Concluiu-se também que efetivar o ensino ancorado nessa teoria requer mudanças profundas no conhecimento e na prática do professor, e na gestão do processo de ensino e aprendizagem. Apesar dos dados desta pesquisa, bem como as análises e reflexões deles decorrentes, sejam demarcados pelo contexto pesquisado, pelos participantes da pesquisa e pelas análises do pesquisador, podem servir de referência para a promoção de mudanças no ensino de Física no Ensino Médio, sobretudo no que se refere à superação das práticas pedagógicas tradicionais, que não consideram os motivos do aluno, sua atividade e experiência sociocultural, seu desenvolvimento e aquisição de autonomia intelectual, fornecendo também pistas para mudanças na formação de professores de Física.
Abstract: The teaching of physics in the context of secondary education in Brazilian education, is in a worrying situation, since most students achieve little learning and thus has difficulty in incorporating the concepts studied at school to their reality. This research had as object the teaching of Physics and having theoretical foundation in the ideas of the Russian authorDavydov, sought to answer the question: what contributions Davydov theory to enhance learning concepts in physics for high school students? In search of the answer, a field survey was conducted with a qualitative approach, with teachers and students of the Integrated Technical High School in Technical Maintenance and Hardware Support of a federal public institution located in the state of Goias. The field research consisted of a didactic experiment with reference to elements of the Davydov theory in the context of the Newton's laws. Data were obtained through observations of teaching and learning process in the classroom, interviews with students and teacher, and diagnosis of student learning. In the analysis of the data sought to change signs in the learning and development of students' thinking in relation to the studied content. It was concluded that students have difficulty internalizing concepts and, when confronted with concrete problems involving Newton's laws, they tend to stay the concepts of their everyday experience; however, the study activity of these laws, as a theoretical concept, and taking on the task activities aimed at their sociocultural experience, students now have reasons to learn how to think theoretically these concepts, although not all have fully developed this kind of thinking. There was a reorientation of teaching and learning process, as there was little interaction and participation of students in classes and increase dialogue and interaction of the whole class as a whole. Although not everyone fully achieved the formation of theoretical thinking, all had changes in their way of understanding the laws of Newton, established relations with its rich sociocultural contexts, being active in using this knowledge to guide their social practices. It is also concluded that effect teaching anchored in this theory requires profound changes in knowledge and teacher practice in the management of the teaching and learning process. Although the data of this research and the analysis and deriving reflections are marked by the researched context, the participants of the research and the analysis of the investigator, may serve as a reference for the promotion of changes in teaching physics in high school, especially in referred to overcome the traditional teaching practices, which do not consider the motives of the student, their activity and socio-cultural experience, its development and acquisition of intellectual autonomy, also providing clues to changes in the training of Physics teachers.
Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Ensino Desenvolvimental; Ensino de Física.
Education; Learning; Developmental education; Physics Teaching.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Borges, Lucas Bernardes. ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE DAVYDOV. 2016. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3630
Data de defesa: 1-Set-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS BERNARDES BORGES.pdfTexto Completo1,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.