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Tipo do documento: Dissertação
Título: O DIVINO PAI ETERNO NA SOCIEDADE EM VIAS DE MIDIATIZAÇÃO: A RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DO SANTUÁRIO BASÍLICA DE TRINDADE PELO DISPOSITIVO MIDIÁTICO TELEVISIVO
Título(s) alternativo(s): The Divine Eternal Father in a society in the process of mediatization: the configuration of the religious practices of the Basilica of Trindade by the television devices
Autor: Tavares, Paulo Afonso dos Santos 
Primeiro orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
Primeiro membro da banca: Freitas, Luiz Antonio Signates
Segundo membro da banca: Carvalhaes, Wesley Luis
Resumo: A pesquisa se propõe a analisar como as práticas religiosas (Missas e Novenas) do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno do município de Trindade no Estado de Goiás são reconfiguradas pelos dispositivos televisivos, pois ao televisionar essas práticas religiosas, o Campo Midiático impõe as suas próprias regras e gramáticas, resultando numa outra prática religiosa, a midiática. Ao analisar as práticas religiosas midiáticas do Santuário Basílica de Trindade identificamos que elas são constituídas por duas particularidades: o simulacro e a espetacularização, oriundas desse processo de construção da prática religiosa midiatizada, através do dispositivo tecno-simbólico orquestrado pelo cerimoniário midiático, a partir das práticas religiosas presenciais. Durante esse processo de construção, algumas modificações também acontecem no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e nas práticas religiosas presenciais desta mesma igreja, por causa de suas transmissões pela TV. Essas modificações podem ser classificadas como concessões, uma vez que perpassam do Campo Religioso ao Campo Midiático Televisivo e se agrupam em duas ordens, temporalidade e espacialidade. A pesquisa também mostra que as práticas religiosas televisionadas do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno não são realizadas para os fiéis ali presentes, mas sim para os telefiéis, ou seja, os consumidores dessas práticas religiosas midiatizadas. Os fiéis, assim como todo o corpo litúrgico dessas práticas religiosas, são assistentes desta construção midiática. Para tanto, utilizou-se um conjunto de procedimentos teóricos, metodológicos e técnicos que inclui pesquisa bibliográfica e documental, observação, entrevistas e análises de documentos midiáticos. A dissertação está construída em três partes: na primeira, aborda o surgimento e desenvolvimento da Devoção do Divino Pai Eterno em três períodos bem distintos; o primeiro durante a vigência do padroado até a proclamação da República Brasileira; o segundo momento mostra a devoção sob a administração eclesiástica, o que denominamos por romanização; o terceiro período disserta sobre a midiatização desta devoção, a utilização dos meios de comunicação social num primeiro momento para “cristianizá-la” e, depois, para propagá-la para todo o Brasil. Na segunda parte da dissertação, discute-se os principais conceitos que norteiam a pesquisa, como de secularização, campo midiático, midiatização e midiatização da religião com foco no catolicismo midiático. Na terceira parte analisamos como as práticas religiosas do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno são modificadas pelos dispositivos televisivos. Conclui-se que o campo religioso faz concessões ao campo midiático nas transmissões de suas práticas e que essas concessões não só alteram os formatos litúrgicos de suas práticas, como também afetam o próprio templo.
Abstract: This investigation tries to analyze how the religious practices (particularly Masses and Novenas) held in the Basilica Sanctuary of the Divine Eternal Father of the municipality of Trindade in the State of Goiás are put under a process of reconfiguration by being televised. In broadcasting these religious practices, the media employed its own rules and methods (or grammars), resulting in a new form of religious practice, which might be called “mediatic”. By analyzing the media practices of the Basilica Sanctuary of Trindade, we have identified two particularities: the use of simulation and the show as an outcome. These particularities have been originated from the process of media development on religious practices, mostly through the employment of techno- symbolic devices, orchestrated by the “mediatic” ceremony, developing from in- person religious practices. During this process of development, some modifications have also taken place in the Basilica Sanctuary of the Divine Eternal Father, as well as with the religious practices held within this church, due to their transmission by television. Grouped in two orders: temporality and spatiality, these modifications go beyond the religious field and can in fact be classified as concessions to another field, since they migrate into a television media classification. The research also shows that the televised religious practices of the Basilica Shrine of the Divine Eternal Father do not take place for the faithful present but for the “tele-faithful,” that is, the consumers of these mediatic-religious practices. The faithful, as well as the entire liturgical body of these religious practices, thus become the assistants of this media construction. To accomplish this investigation, a set of theoretical, methodological and technical procedures has been used, including bibliographical and documentary research, observation, interviews and analysis of media documents. The dissertation is develped in two parts. In the first, it addresses the emergence and development of devotion to the Divine Eternal Father under three distinct different aspects: the first during the colonial period until the proclamation of the Brazilian Republic. The second examines the devotion under ecclesiastical administration – in what we have called “Romanization.” The third deals with the mediatization of this devotion, that is, the use of the media in a first moment in order to “Christianize” it and then to spread it throughout Brazil. In the second part of the dissertation, the main concepts, such as secularization, the role of media, mediatization and the mediatization of religion (with a particular focus on media‟s interaction with Catholicism) are discussed as its hard core, as well as how the religious practices of the Basilica Sanctuary of the Divine Eternal Father are modified by being televised. It has come to a conclusion that religious devotion makes concessions to the media field in the transmissions of its practices and that these concessions not only alter the liturgical formats of its practices, but indeed affect the temple itself.
Palavras-chave: devoção do Divino Pai Eterno, midiatização, catolicismo midiático, missa, dispositivo.
Devotion of the Divine Eternal Father, mediatization, “mediatic Catholicism,” Mass, televising.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Tavares, Paulo Afonso dos Santos. O DIVINO PAI ETERNO NA SOCIEDADE EM VIAS DE MIDIATIZAÇÃO: A RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DO SANTUÁRIO BASÍLICA DE TRINDADE PELO DISPOSITIVO MIDIÁTICO TELEVISIVO. 2016. 277 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3634
Data de defesa: 8-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

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