Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3639
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA |
Autor: | Lopes, Carla Cristina Moreira |
Primeiro orientador: | Lima, Maria de Fátima Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Divino José |
Segundo membro da banca: | Cruz, Antonio Donizeti da |
Resumo: | O presente trabalho analisa as tensões entre o real e o universo do imaginário no laboratório ficcional da linguagem poética de alguns poemas de A educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto. Linguagem esta, voltada às concepções de imagem poética, que pululam no imaginário ao se debruçar diante do objeto artístico. A leitura da obra cabralina se centrará no estudo metaforização da linguagem para alcançar a essência da poesia. No primeiro capítulo, o conceito sobre imaginário é explorado via leituras de algumas poesias de A educação pela pedra. Os poemas oferecem não só elementos para a interpretação do que seria a própria linguagem poética, como também para se compreender a segunda margem da linguagem poética pelo viés do imaginário. No segundo capítulo, será apresentado o símbolo como o intensificador da metaforização da linguagem geradora de imagens poéticas; o signo é entendido como material verbal da criação imagética do real, que ganha corpo à medida que o imaginário abre as portas da receptividade poética e pareia ambos os jogos; da imagem como núcleo do poetar cabralino, sobre a qual o poeta trabalha de uma tal maneira, que se torna uma constelação de imagens significativas. O terceiro capítulo procurará entender as concepções estéticas do poeta, calcadas em uma linguagem construída a partir de um pensamento modulado no universo metafórico dos signos geradores de energia simbólica. Neste trabalho, procura-se contribuir com os estudos da poesia e da crítica literária. Desse modo, incorpora-se a possibilidade de a poesia de João Cabral de Melo Neto ser vista como um diálogo de linguagens entre a crítica literária, a retórica e os estudos antropológicos do imaginário. |
Abstract: | The presente work analyses the tensions between the real and the universe of the imaginary in the ficcional laboratory the poetic language of some poems in A educação pela pedra, by João Cabral de Melo Neto. This language, oriented to the conceptions of poetic image that, pullulates in the imaginary when facing the artistic object. The reading of the cabralina work will focus on the study of the metaphoriztion of language to achieve the essence of poetry. In the first chapter, the concept of the imaginary is explored trough readings of some poems of A educação pela pedra. These poems offer not only elements for the interpretation of what poetic language would be, but also for understanding the second margin of poetic language by the bias of the imaginary. In the second chapter, the symbol will be presented as the intensifier of the metaphorization of the generating language of poetic images; the sign is understood as verbal material of the imagistic creation of the real, which gains body as the imaginary opens the door of poetic receptivity and pairs both games; of the image as the nucleus of cabralino’s poetize, on which the poet works in such a way that it becomes a constellation of significant images. The third on a language constructed from a modulated though in the metafhorical universe of the generative signs of symbolic energy. This work seeks to contribute to the study of poetry and literary criticism. Thus, in incorporates the possibility of the poetry of João Cabral de Melo Neto to be seen as a language dialogue between literary criticism, rhetoric and anthropological studies of the imaginary. |
Palavras-chave: | A educação pela pedra; Imaginário; Símbolo; Imagem; Metáfora. A educação pela pedra; Imaginary; Symbol; Metaphor. |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Citação: | Lopes, Carla Cristina Moreira. A TRANSFIGURAÇÃO DA REALIDADE E IMAGINÁRIO POÉTICO EM A EDUCAÇÃO PELA PEDRA. 2017. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3639 |
Data de defesa: | 6-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLA CRISTINA MOREIRA LOPES.pdf | Texto Completo | 813,61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.