Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3642
Tipo do documento: Dissertação
Título: A ESCRITURA BONASSIANA EM PASSAPORTE E SUAS RELA- ÇÕES COM O CINEMA E O INTERLOCUTOR
Autor: Nogueira, Ruzileide Epifânio 
Primeiro orientador: Oliveira, Eris Antonio
Primeiro membro da banca: Barbosa, Walmir
Segundo membro da banca: Rodrigues, Maria Aparecida
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre as interfaces que se estabe- lecem entre Passaporte, obra literária de Fernando Bonassi, e o cinema e, também, suas correlações com o interlocutor. Tal qual uma câmera cinematográfica, as ima- gens elaboradas, neste texto, captam um campo de visão específico, não um conti- nuum espacial, mas fragmentos que registram uma porção limitada da realidade, eleita pelo escritor, o que determina uma forma particular de recepção do texto, ou seja, a interpretação instaura-se entre o efeito, que é o momento condicionado pela obra, e a recepção, que é o momento estabelecido pelo destinatário, que é solicitado a participar ativamente da constituição do sentido do texto. A partir do fim do século XIX, o centro de gravidade do objeto figurativizado, pela literatura e pelo cinema, se deslocou, da realidade externa para o imaginário do es- pectador e do leitor, tornando-os, efetivamente, participantes da criação artística, e isto está presente na obra em exame. Será levado a efeito, também, o estudo da significância textual, que se refere à ins- tauração do sentido que a linguagem dissimula na escrita ficcional, que pressupõe uma instância de prazer e angústia, resultante da promessa significativa daquilo que a obra literária oculta sob sua sombra. Será, ainda, objeto de reflexão o estudo das imagens metafóricas, especialmente as correlações destas com os não-lugares, que são espaços que grupos humanos ocupam, sem se identificar e sem estabelecer laços de convivência com eles. Esses espaços, constituídos pelo mundo massifica- do, são característicos da época contemporânea, como shoppings centers, aeropor- tos, consultórios médicos, que constituem a sobremodernidade e estão muito pre- sentes na obra em exame, constituindo uma das marcas de seu modelo construtivo, o que lhe dá uma conotação especial de atualidade.
Abstract: This paper aims to perform a study about the interfaces established between Passa- porte, Fernando Bonassi`s literary work, and cinema, as well as their correlation with the interlocutor. Just like a film camera, the images produced in this text, capture a specific field of view, not a spatial continuum, but fragments that record a limited portion of reality, chosen by the writer, which determines a particular form of reception of the text where interpretation establishes itself between effect, which is the time conditioned by literary work, and reception, the time set by the addressee, who is requested to actively participate in the composition of the meaning of the text. From the late nineteenth century the center of interest of figurative object in literature and film, shifted from external reality to imagination of the viewer and reader, making them part of artistic creation, as seen in literary work under examination. It will be carried out the study of textual significance, which refers to the establish- ment of meaning, dissimulated by language in fictional writing, that requires an in- stance of pleasure and distress, resulting from the significant promise of what literary work keeps concealed. It will also be subject of reflection, the study of metaphorical images, in particular their correlations with the non-places, which are spaces occu- pied by human groups, without identification or bonds of coexistence with them. The world of massification constitutes these spaces, typical of modern epoch, such as shopping malls, airports, doctors' offices, are found in this literary work, thus making them one of the hallmarks of its constructive model and giving it a special current connotation.
Palavras-chave: narrativa, cinema, posição do interlocutor, imagens sobremoder- nas, não-lugares.
narrative, film, speaker position, images sobremodernas, non-places.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Nogueira, Ruzileide Epifânio. A ESCRITURA BONASSIANA EM PASSAPORTE E SUAS RELA- ÇÕES COM O CINEMA E O INTERLOCUTOR. 2013. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3642
Data de defesa: 12-Abr-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUZILEIDE EPIFANIO NOGUEIRA.pdfTexto Completo4,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.