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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAquino, Vilker Nascimento Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8307714212457700eng
dc.contributor.advisor1Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0602507472745269eng
dc.contributor.referee1Cardoso, Lívia Amorim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767716136220708eng
dc.contributor.referee2Pontes, Thaissa Neves Rezende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5785992597377926eng
dc.date.accessioned2017-04-25T19:59:27Z-
dc.date.issued2017-03-13-
dc.identifier.citationAquino, Vilker Nascimento Bezerra de. Avaliação e tratamento da inabilidade de estudantes para falar em público. 2017. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3652-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo avaliar o controle exercido pelos eventos antecedentes e consequentes que controlaram o comportamento de inabilidade para falar em público de dois estudantes, uma do sexo feminino, de 17 anos, e outro do sexo masculino, 15 anos. Para avaliação utilizou-se de estratégias do processo de avaliação funcional por observação indireta, em que foi aplicada a entrevista de avaliação funcional, observação direta de seus comportamentos em vários momentos na própria instituição e análise funcional (experimental). A análise funcional envolveu a manipulação de eventos ambientais em quatro condições principais: atenção, demanda, sozinho e controle. A condição atenção foi subdividida em: (1) atenção-exortação, (2) atenção-contato direto olho a olho e (3) atenção-desaprovação para P1, e para o P2 utilizou-se das subcondições (1) atençãocontato direto olho a olho, (2) atenção-exortação e (3) atenção-contraposição. Os resultados mostraram que para os dois participantes houve maior registro de comportamentos-problema nas condições de atenção e suas subcondições e demanda, em comparação às condições sozinho e controle. Estes resultados demonstram que estes comportamentos foram mantidos por fontes de reforçamento positivo e negativo em ambos os casos. Objetivou-se ainda tratar os comportamentos-problema dos participantes. Foi empregado tratamento com o uso de modelação com instrução verbal e, após o reforçamento diferencial de comportamentos alternativos combinado com extinção, sendo possível reduzir os comportamentos inapropriados e aumentar os comportamentos apropriados. Para o controle dos procedimentos foi usado o delineamento de tratamentos alternados do tipo ABC seguido por follow-up. Como resultado do tratamento houve importante redução da frequência dos comportamentos inapropriados em ambas as técnicas empregadas e em ambos os participantes, além da elevação da frequência de comportamentos apropriados. Foi possível alcançar os objetivos deste estudo, comprovando, assim como em outros existentes na literatura, que através da aplicação das estratégias da análise do comportamento, torna-se possível aumentar a frequência de comportamentos apropriados em adolescentes que apresentem inabilidade para falar em público.eng
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the control exercised by antecedent and consequent events that controlled the behavior of inability to speak in public of two students, one female, 17 years old, and the other male, 15 years old. For evaluation, the functional assessment process was used by indirect observation, in which the functional evaluation interview was applied, direct observation of its behavior at various moments in the institution and functional (experimental) analysis. The functional analysis involved the manipulation of environmental events in four main conditions: attention, demand, alone and control. The attention condition was subdivided into: (1) attention-exhortation, (2) attention-direct eyeto- eye contact, and (3) attention-disapproval for P1, and for P2 Eye to eye, (2) attentionexhortation, and (3) attention-contrast. The results showed that for the two participants there was a greater register of problem behaviors in the attention conditions and their subconditions and demand, in comparison to the conditions alone and control. These results demonstrate that these behaviors were maintained by sources of positive and negative reinforcement in both cases. The objective of this study was to treat participants' problem behaviors. Treatment with the use of verbal instruction modeling was used and, after differential reinforcement of alternative behaviors combined with extinction, it was possible to reduce inappropriate behaviors and to increase appropriate behaviors. For the control of the procedures was used the design of alternate treatments of the ABC type followed by follow-up. As a result of treatment there was a significant reduction in the frequency of inappropriate behaviors in both techniques employed and in both participants, in addition to increasing the frequency of appropriate behaviors. It was possible to reach the objectives of this study, proving, as well as in others existing in the literature, that through the application of behavioral analysis strategies, it becomes possible to increase the frequency of appropriate behaviors in adolescents who are inability to speak in public.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-04-25T19:59:27Z No. of bitstreams: 1 VILKER NASCIMENTO BEZERRA DE AQUINO.pdf: 1061474 bytes, checksum: c2f92049892fb70ce20131143b2fd9f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-25T19:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VILKER NASCIMENTO BEZERRA DE AQUINO.pdf: 1061474 bytes, checksum: c2f92049892fb70ce20131143b2fd9f6 (MD5) Previous issue date: 2017-03-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11001/VILKER%20NASCIMENTO%20BEZERRA%20DE%20AQUINO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectavaliação funcional; análise funcional; inabilidade de falar em público; ansiedade social.por
dc.subjectfunctional evaluation; Functional analysis; Inability to speak in public; Social anxiety.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleAvaliação e tratamento da inabilidade de estudantes para falar em públicoeng
dc.typeDissertaçãoeng
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