Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonifácio, Rafael Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0758435069275999eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eris Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1452128618056274eng
dc.contributor.referee1Rodrigues, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176eng
dc.contributor.referee2Correia, Paulo Petronilio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1801687030702050eng
dc.date.accessioned2017-04-27T12:29:11Z-
dc.date.issued2017-03-22-
dc.identifier.citationBonifácio, Rafael Souza. O TEMPO NO ROMANCE AVALOVARA, DE OSMAN LINS. 2017. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3659-
dc.description.resumoO objeto desta dissertação é a escritura em Avalovara (2005), de Osman Lins. As características da obra repercutem a maneira nova de fazer arte, configurando-se numa espécie de enigma. O objetivo geral é traçar percepções da construção da obra. Os objetivos específicos são desenvolvidos em torno de leituras uniformes e desuniformes dos palíndromos, percebendo os efeitos da narrativa que circulam tempos na atemporalidade artística textual. A crítica do texto literário em Avalovara (2005) propala supostas divergências do reconhecimento da obra como gênero único, pois mistura palavras e símbolos num mesmo campo. A suposta necessidade de transparecer algo diferente faz dessa arte literária reflexo da vida solitária em sociedade. As histórias partem do imaginário, sendo reveladas nos signos, nos espaços de sentidos plurais, como o amor de Abel . A forma sígnica está contida no palíndromo, dentro da espiral. Sua cobertura é de elementos feitos de palavras, números, símbolos. Tudo usado para destacar os signos de uma imagem fulgurante de gênero literário. Os autores trabalhados incluem Ana Luiza Andrade (2014); Hannah Arendt (2000); Gaston Bachelard (2000); Mikhail Bakhtin (1997); João Alexandre Barbosa (1974); Roland Barthes (1992; 1987); Walter Benjamin (1996); Henri Bergson (2006); Antonio Candido (2005); Gilles Deleuze (1999; 2005); Benedito Nunes (1995), entre outros. Nesse sentido, a análise teórica da escritura incide na configuração do discurso. Assim, as estruturas de composição da narrativa perpassam pelo teatro grego, com o palíndromo, característico do século III a.C. A completude segue rumo ao infinito, estabelecendo o imaginário pelos fragmentos, causando variação de focos, espaços, temporalidades e linguagens.eng
dc.description.abstractThe object of this dissertation is the writing in Avalovara (2005), of Osman Lins. The characteristics of the work reflect the new way of making art, becoming a kind of enigma. The general objective is to draw perceptions of the construction of the work. The specific objectives are developed around uniform and unequifled readings of the palindromes, perceiving the effects of the narrative that circulate times in the textual artistic atemporality. Criticism of the literary text in Avalovara (2005) propounds supposed divergences from the recognition of the work as a single genre, for it mixes words and symbols in the same field. The supposed need to show something different makes this literary art a reflection of solitary life in society. The stories depart from the imaginary, being revealed in the signs, in the spaces of plural senses, such as Abel's love . The sign form is contained within the palindrome within the spiral. Its coverage is of elements made up of words, numbers, symbols. All used to highlight the signs of a glowing image of literary genre. The authors worked include Ana Luiza Andrade (2014); Hannah Arendt (2000); Gaston Bachelard (2000); Mikhail Bakhtin (1997); João Alexandre Barbosa (1974); Roland Barthes (1992; 1987); Walter Benjamin (1996); Henri Bergson (2006); Antonio Candido (2005); Gilles Deleuze (1999; 2005); Benedito Nunes (1995), among others. In this sense, the theoretical analysis of writing focuses on the configuration of discourse. Thus, the structures of composition of the narrative permeate the Greek theater, with the palindrome, characteristic of the third century BC. Completeness goes on towards the infinite, establishing the imaginary by the fragments, causing variation of focuses, spaces, temporalities and languages.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-04-27T12:29:11Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL SOUZA BONIFÁCIO.pdf: 1138929 bytes, checksum: 39a4b1bda2dfd94d3eea7bbd3c234fc3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-27T12:29:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL SOUZA BONIFÁCIO.pdf: 1138929 bytes, checksum: 39a4b1bda2dfd94d3eea7bbd3c234fc3 (MD5) Previous issue date: 2017-03-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11063/RAFAEL%20SOUZA%20BONIF%c3%81CIO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAvalovara. Espiral. Palíndromo. Tempo.por
dc.subjectAvalovara. Palindrome. Spiral. Time.eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASeng
dc.titleO TEMPO NO ROMANCE AVALOVARA, DE OSMAN LINSeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL SOUZA BONIFÁCIO.pdfTexto Completo1,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.