Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Damiana Aparecida Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1657623083896163eng
dc.contributor.advisor1Ecco, Clóvis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712eng
dc.contributor.referee1Lemos, Carolina Teles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8034392675044483eng
dc.contributor.referee2Costa, Celma Laurinda Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8535890492517646eng
dc.date.accessioned2017-05-12T14:26:28Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.identifier.citationSantos, Damiana Aparecida Oliveira. O BULLYING E A RELIGIÃO NUMA PERSPECTIVA DA ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICA ATRAVÉS DOS DESENHOS INFANTIS. 2017. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3683-
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo compreender e analisar como o bullying gera violência e como ocorre nas práticas pedagógicas em uma escola particular de cunho religioso protestante, na região Norte de Goiás. Visa também analisar e compreender a influência da disciplina do Ensino Religioso no combate ao bullying no ambiente escolar. O tema surgiu através da preocupação com crianças e adolescentes, que sofrem com o fenômeno bullying, o qual apresenta-se de várias formas: físico, verbal, moral, psicológico e virtual. Do trabalho realizado em escolas, tanto como coordenadora ou professora e também na função de psicopedagoga, foi possível constatar tal problemática, bem especificadamente nas anamneses e nas reuniões com os pais. Além disso, este trabalho procura compreender de que forma o Ensino Religioso pode contribuir no combate ao bullying, levando em consideração que a família e a escola devem comungar com opiniões quando se refere às questões de prevenção do mesmo. O Ensino Religioso procura motivar a criança e o adolescente a estarem atentos para as questões da violência, contemplando tanto os agressores quanto os agredidos. Busca-se assim investigar e analisar o perfil do educador frente às questões religiosas no ambiente escolar e o trabalho realizado pelo mesmo. A pesquisa está fundamentada em teóricos das áreas da Ciências da Religião, da Psicopedagogia, da Arteterapia, Pedagogia e Psicologia. O critério adotado neste estudo é o de observação participativa e obedecerá a seguinte estrutura: observação das aulas de Ensino Religioso; desenvolvimento de atividade artística (desenho livre) com o tema “Quem é Deus mim”, com o objetivo de entender qual é a percepção que o aluno tem de Deus. Duas turmas serão escolhidas para realizar os testes projetivos no intuito de descobrir se ocorre ou se praticam bullying na escola. Os testes projetivos serão: “Vínculo comigo mesmo”; “Vinculo com a família”; “Vínculo escolar”; Vínculo com a religião”. O primeiro capítulo terá como tema: Bullying e religião: num olhar da psicopedagógico. Inicialmente, será apresentada a religião e suas concepções. O segundo capítulo terá como mote: Como o Bullying gera violência nas escolas. Neste, serão abordadas as características da escola, dos professores e dos alunos. Por fim, no terceiro capítulo, será feita uma abordagem psicopedagógica para relatar como o bullying ocorre nas práticas pedagógicas das escolas, ou seja, como acontece. Os dados observados serão obtidos na pesquisa de campo, na escola pesquisada. Darse- á ênfase aos testes com o diagnóstico de quatro crianças, nomeadas por (K, GT, J e S). Ademais, serão observadas as práticas do bullying e como o Ensino Religioso tem sido trabalhado e se tem influenciado na vida dos alunos e nas famílias no combate ao bullying.eng
dc.description.abstractThis work aims to understand and analyze how bullying generates violence and how it occurs in the pedagogical practices occurred in a Protestant religious school in the northern region of Goiás. It also aims to analyze and understand the influence of the discipline of Religious Education in the Bullying in the school environment. The theme arose through the preoccupation with children and adolescents, who suffer from the bullying phenomenon, which presents itself in various forms: physical, verbal, moral, psychological and virtual. From the work carried out in schools, both as coordinator or teacher and also as a psycho-pedagogue, it was possible to verify this problem, especially in the anamneses and in the meetings with the parents. In addition, this work seeks to understand how Religious Education can contribute to the fight against bullying, taking into account that the family and the school should share opinions when it comes to prevention issues. Religious education seeks to motivate the child and the adolescent to be attentive to the issues of violence, contemplating both aggressors and aggressors. The aim is to investigate and analyze the educator's profile regarding religious issues in the school environment and the work carried out by the educator. The work is based on theorists of the areas of Religion Sciences, Psychopedagogy, Art Therapy, Pedagogy and Psychology. The criterion adopted in this research is that of participatory observation. The research will be as follows: observation of classes in Religious Education; Development of artistic activity (free drawing) with the theme "Who is God me", in order to understand what is the student's perception of God. Two classes will be chosen to carry out the projective tests in order to find out if bullying occurs in the school. The projective tests are: "Bond with myself"; "Link with family"; "School Link"; Bond with Religion ". The first chapter will have as its theme: Bullying and religion: in a psycho-pedagogical perspective. Initially, religion and its conceptions will be presented. The second chapter will focus on: How Bullying breeds violence in schools. In this chapter, the characteristics of the school, teachers and students will be discussed. Finally, in the third chapter, a psychopedagogical approach will be made to report how bullying occurs in the pedagogical practices of schools, that is, how it happens. The observed data will be obtained in the field research, in the researched school. Emphasis will be given to tests with the diagnoses of the four children, named K, GT, J and S. In addition, bullying practices will be observed and how Religious Education has been worked on and has influenced the lives of students and In the fight against bullying.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-05-12T14:26:28Z No. of bitstreams: 1 DAMIANA APARECIDA OLIVEIRA SANTOS.pdf: 3534662 bytes, checksum: 1c74a0eebee5214f718f2195cf69a373 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-12T14:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAMIANA APARECIDA OLIVEIRA SANTOS.pdf: 3534662 bytes, checksum: 1c74a0eebee5214f718f2195cf69a373 (MD5) Previous issue date: 2017-02-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11145/DAMIANA%20APARECIDA%20OLIVEIRA%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectBullying; Religião, Ensino Religioso, Psicopedagogia, Desenhos Infantis.por
dc.subjectBullying, Religion, Religious Education, Psychopedagogy, Child's Drawing.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAeng
dc.titleO BULLYING E A RELIGIÃO NUMA PERSPECTIVA DA ANÁLISE PSICOPEDAGÓGICA ATRAVÉS DOS DESENHOS INFANTISeng
dc.title.alternativeand Religion in a Perspective of Psychopedagogical Analysis through Children's Drawings.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAMIANA APARECIDA OLIVEIRA SANTOS.pdfTexto Completo3,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.