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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3694
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS, USANDO O SOFTWARE R, APLICADA À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS AND VISUALIZATION OF SOCIAL NETWORK, USING THE R SOFTWARE, APPLIED TO DISTANCE EDUCATION |
Autor: | Ribeiro, Elvia Nunes |
Primeiro orientador: | Dantas, Maria José Pereira |
Primeiro membro da banca: | Machado, Ricardo Luiz |
Segundo membro da banca: | Carmo, Iran Martins do |
Resumo: | Esta pesquisa aplica as métricas de análise de redes sociais (ARS), visualização de informações (VI) e análise de correlação para realização de diagnósticos de um curso a distância, nas redes sociais que ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os dados foram extraídos diretamente do banco de dados do AVA, e-Proinfo. Optou-se pelo uso do software R, versão 3.3.1, para a implementação dos scripts necessários nesta pesquisa. O software R mostrou ser uma escolha adequada e versátil para aplicações em redes, contemplando as opções geralmente disponíveis nas ferramentas específicas de ARS e recursos para manipulação, tratamento e implementação de novas soluções de redes. As análises das redes de fórum permitiram identificar a intensidade das participações individuais e das turmas. As análises não paramétricas aplicadas constataram uma alta correlação positiva entre a nota do aluno e suas contribuições no fórum, principalmente, a centralidade de saída. As correlações de Spearman e Kendal foram de 0,7921 e 0,6261 respectivamente. As análises das redes sociais, das ferramentas de mensagem e de recados e o estabelecimento de contatos entre os participantes permitiram identificar o nível de envolvimento destes no curso. Esta pesquisa contribui com a gestão de conhecimento por evidenciar as redes sociais formadas pelos dados de comunicações e de interações do curso. O acesso às redes sociais de um curso a distância possibilita ao gestor acompanhar o nível de participação, as trocas de informações e a construção de conhecimento. Estas informações são úteis para as tomadas de decisões e podem colaborar para o desenvolvimento educacional. |
Abstract: | This research applies to the social network analysis metrics (SNA), information visualization (VI) and correlation analysis for development of diagnostics of the distance learning on social networks that occur in the virtual learning environment (AVA). The data were extracted directly from the database of the AVA, e-Proinfo. The use of R software version 3.3.1 was chosen for the implementation of the necessary scripts in this research. The R software proved to be a suitable and versatile choice for applications in networks, contemplating the options generally available in SNA specific tools and resources for handling, processing and implementation of new network solutions. The analysis of forum networks identified the intensity of individual and class participation. Non-parametric analysis applied found a high positive correlation between the grade of the student and his contributions to the forum, especially the centrality of output. The correlations of Spearman and Kendall were 0.7921 and 0.6261 respectively. The analysis of social networks, messaging and note tools and the establishment of contacts among the participants turned possible the identification of the level of their involvement in the course. This research contributes to knowledge management by highlighting social networks formed by communications data and course interactions. Access to social networks of a distance course enables the Manager to monitor the level of participation, exchanges of information and the construction of knowledge. This information is useful for the decision-making and can collaborate for educational development. |
Palavras-chave: | Análise de Redes Sociais. Visualização de Informações. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Software R. Social Network Analysis. Information Visualization. Virtual Learning Environment. R Software. |
Área(s) do CNPq: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Engenharia::Curso de Engenharia de Produção |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemas |
Citação: | Ribeiro, Elvia Nunes. ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS, USANDO O SOFTWARE R, APLICADA À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2017. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3694 |
Data de defesa: | 16-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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